Capacitação
Parceria com o Senar possibilita curso de Retroescavadeira e Defumados de Frango
A parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Fundação Carlos Silvério da Rocha vem proporcionando cursos de capacitação para a comunidade.
Foram realizados na Fazenda Escola os cursos de Operador de Retroescavadeira e de Defumador de carnes e pescados / carne de frango.
Operador de Retroescavadeira
Entre os dias 22 e 26 de outubro foi realizado o curso Operador de Retroescavadeira. O curso teve carga horária de 40 horas e atendeu 09 participantes.
Tiago Henrique Dias Rodrigues, instrutor do Senar há 3 anos, explicou que os participantes recebem toda informação referente a legislação na parte teórica, a segurança da máquina e questão operacional. “Na parte prática o participante tem a oportunidade de fazer a operação básica. Fazemos uma manutenção preventiva, depois manobras básicas”, comentou o instrutor. “Em seguida começamos a fazer trabalhos de escavação, valetamento, carregamento de caminhão e todo trabalho que a retroescavadeira desenvolve”, completou.
Gabriel Ramos de Pádua, morador do bairro Boa Ventura em Inconfidentes, produtor rural contou que escolheu fazer o curso por uma possível oportunidade de trabalho e para o caso de vir a comprar uma máquina. “A máquina ajuda bastante com o carregamento de café, fazer represa, açude, limpeza. Fazer barragens para conter a erosão”, comentou Gabriel.
Defumador de carnes e pescados / carne de frango
Entre os dias 22 e 25 de outubro foi realizado o curso de Defumador de carnes e pescados / carne de frango. A capacitação contou com 11 participantes e teve carga horária de 32 horas.
Júlio César Magalhães Fernandes, instrutor do Senar há 13 anos, contou que os participantes aprenderam a preparar linguiça defumada, linguiça fresca, hambúrguer, almôndega, frango desossado aberto, frango desossado fechado e frango empanado.
Esse conhecimento pode ser utilizado pelos participantes no dia a dia em casa e principalmente como complemento de renda.
Confira as imagens:
Redes Sociais