Página inicial > Notícias > 2º IF Portas Abertas

2º IF Portas Abertas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h24 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58

Campus abre as portas para estudantes da região conhecerem estrutura física e educacional

Assista à reportagem

O Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS abriu as portas para receber estudantes de escolas da região. O “IF Portas Abertas” reuniu cerca de 800 visitantes, nesta quarta-feira (31), na Fazenda-Escola com a finalidade de apresentar a estrutura, os projetos de pesquisa e os cursos oferecidos pelo Instituto Federal.

Segundo o Coordenador de Extensão do campus, Marcos Santos, por um mês, o campus se mobilizou para preparar um dos maiores eventos do ano. “Contamos com a participação dos alunos, servidores e terceirizados para organizar. Fomos às escolas públicas e particulares da região para convidá-las a vir conhecer o que o Instituto tem para oferecer no que se refere a estudo”.

Para deixar tudo pronto para receber os visitantes, os preparativos começaram logo de manhã. Estudantes e servidores se empenharam para arrumar os espaços de exposição, práticas esportivas e comunicação. Antes do início do evento, o professor do Campus Inconfidentes, Márcio da Silva, auxiliava os alunos na organização da exposição do curso de Gestão Ambiental. “É uma grande adrenalina deixar tudo pronto para receber bem os estudantes para eles gostarem do nosso evento”, comentou o docente.

O dia começou com a apresentação da Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas e as balizas. Os alunos do projeto “Som do Campus” animaram o período da manhã com a interpretação de canções nacionais. O grupo de teatro Arte Federal exibiu a peça de teatro “Algumas histórias de Guimarães Rosa”. O auditório da Fazenda Escola ficou lotado para assistir contos como “Sorôco, sua mãe, sua filha”. Com temática triste, a peça mostrou a angústia do personagem Sorôco com a solidão e desespero ao deixar ir para longe as únicas pessoas próximas a ele. Antes do início do espetáculo, a fila era grande para conseguir uma cadeira.

Conhecimento das oportunidades

Estudantes de escolas da região visitam Fazenda Escola.

As distâncias entre os setores da Fazenda Escola ficaram mais próximas por meio dos passeios com a Maria Bonita. O ônibus fabricado em 1970 foi adaptado para ser uma cópia da Maria Fumaça que viajava pela ferrovia Mogiana, no Sul de Minas, durante o século XX. A Maria Bonita percorreu as Unidades de Produção como bovinocultura e suinocultura, transportando os alunos visitantes.

O “IF Portas Abertas” também ofereceu estrutura para orientar os jovens sobre inscrição para o vestibular e as exposições de trabalhos organizadas por estudantes dos cursos técnicos e superiores mostraram como o Instituto Federal investe em conhecimentos inovadores. “Eu achei super inovador. Aqui tem uma estrutura que a gente não está acostumada a ver”, avaliou a estudante da Escola Estadual Padre Reinaldo, de Monte Sião (MG), Cecília Cristina Andrade.

Durante todo o dia, os estudantes passearam pelo Campus Inconfidentes. O contato com a estrutura do Instituto evidenciou as oportunidades oferecidas pela instituição. Para o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes a finalidade do IF Portas Abertas é cativar o jovens para se tornarem estudantes no IFSULDEMINAS. “Os alunos das escolas da região têm demostrado interesse pelos nossos projetos. Minha expectativa é que isso se reflita nas inscrições para o vestibular, tendo em vista que um dos objetivos do evento é trazer esses alunos para a escola”, disse Luiz Flávio.

1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Neste ano, o evento contou com uma novidade: a 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão organizada pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Inconfidentes. Cerca de 100 trabalhos em pôsteres foram expostos. De acordo com o coordenador de Pesquisa do campus, Wanderson Rodrigues da Silva foram expostos cerca de 100 trabalhos sobre projetos culturais e esportivos, além das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de todos os cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS.

Dionatas Alex é aluno do curso de Engenharia Agronômica. Ele submeteu a pesquisa da área de solos e apresentou os resultados na Mostra. Para o estudante, a Mostra foi importante para dar publicidade às pesquisas do Instituto. “Essa mostra tem que continuar sempre. Ela é importante para nossa carreira acadêmica e profissional”, avaliou o jovem.

Confira as imagens:

Fotos: