Página inicial > Notícias > Audiência Pública

Audiência Pública

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 12h08 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58
Estudantes e servidores se reúnem no Salão Social para debater Plano de Desenvolvimento Institucional.

Comunidade debate elaboração de principal documento do IFSULDEMINAS

Debater e construir democraticamente o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi o objetivo da Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira, 30, no Salão Social do Campus Inconfidentes.

O PDI é o documento que definirá as diretrizes, estratégias e metas do IFSULDEMINAS para os anos de 2019 a 2023 e deverá ser concluído até dezembro de 2018, quando será aprovado pelo Conselho Superior (Consup).

A reunião foi conduzida pelo Pro- Reitor de Desenvolvimento Institucional, Flávio Calheiros, e contou com a presença de servidores e alunos do campus. “É o momento para a comunidade opinar e dar sugestões sobre o nosso planejamento”, disse Calheiros. De acordo com ele, esta é uma etapa necessária para garantir a participação e ampliar os pontos de vista em relação ao documento.

Abertura e participação do público

Durante a abertura do evento, o Diretor-Geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, acolheu os participantes, sobretudo, os servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas que se deslocaram de Pouso Alegre para a execução da Audiência Pública em Inconfidentes. “Quero ressaltar este momento de debate. Vamos discutir um documento que indica os novos rumos da instituição. Vamos construir coletivamente novos índices, novos instrumentos da gestão”, discursou o Diretor, enfatizando a participação dos estudantes e servidores.

Perguntas referentes à criação de cursos, abertura de vagas e elaboração de projetos de pesquisas foram apresentadas pelo público. Um dos servidores mais atuantes na Audiência Pública foi o professor Carlos Cezar da Silva. “Nos anos anteriores não tínhamos tempo de opinar e contribuir. Agora, com esses encontros, o documento será mais próximo de nossa realidade e pode atender os anseios da comunidade que implementará o documento”, avaliou o professor. Segundo o docente, a Audiência Pública garante a comunidade como principal agente político do planejamento. “Saio satisfeito. Fiz os questionamentos para entender e atuarmos de forma livre e independente, sem pressão de qualquer órgão que não seja a comunidade”, concluiu Silva.

Plano de Desenvolvimento Institucional

O PDI é o principal documento de uma instituição pública de ensino. Nele estão contidas as diretrizes e estratégias institucionais que orientarão os trabalhos do IFSULDEMINAS nos próximos cinco anos. O documento está organizado em 7 capítulos: 1- Perfil Institucional; 2- Desenvolvimento Institucional; 3- Planejamento Estratégico;4- Políticas Acadêmicas Institucionais; 5- Organização da Gestão de Pessoal; 6- Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas; 7- Sustentabilidade Financeira.

Em setembro de 2017, os estudos para a elaboração do documento tiveram início. Uma comissão foi organizada pela viabilizar a construção do Plano. “Pesquisamos sobre qual seria o formato legal do PDI. Ele segue um formato que não são escolhas nossa. Mas segue uma base legal ”, explicou Calheiros, indicando documentos como a Lei 11.892 e a Constituição Federal. Em abril de 2018, foi realizada uma reunião entre os representantes dos DDe e DAP para definição do Mapa Estratégico que são a base para demonstração de indicadores e estratégias.

O PDI é válido para a definição das diretrizes, estratégias e metas institucionais dos próximos cinco anos. Contudo, o conteúdo passará por ajustes e readequação, de acordo com as necessidades, ao longo dos anos. “O documento é dinâmico, tem uma mobilidade. Podemos reavaliá-lo a cada ano”, explicou Calheiros.

Próximas reuniões

As próximas Audiências Públicas realizadas pela equipe da Reitoria estão previstas para serem realizadas no Campus Pouso Alegre (01/11), Muzambinho (05/11) e Passos (06/11).