Página inicial > Notícias > Treinamento Funcional

Treinamento Funcional

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 11h19 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58
Aproximadamente 50 pessoas são beneficiadas diretamente pelo projeto.

Campus Inconfidentes incentiva a população para o desenvolvimento de atividades físicas

O Campus Inconfidentes está realizando um projeto que envolve comunidade externa, servidores e alunos, com o objetivo de estimular a prática de atividade física através do treinamento funcional. “O treinamento do circuito funcional é voltado mais para um treinamento aeróbico, de alta intensidade, bastante resistência, com a função de queima de gordura”, comentou Luiz Felipe de Lima do Couto, professor de educação física que atua como bolsista instrutor do projeto.

Cerca de 25 participantes da comunidade externa participam do treinamento que acontece às terças e quintas, às 19h. E mais 25 servidores e alunos participam nas segundas e quartas, às 17h10. Sendo um total de aproximadamente 50 pessoas beneficiadas diretamente pelo projeto.

“Estamos trabalhando a perda de peso, abaixar o percentual de gordura e o ganho de massa magra”, explicou Luiz Felipe. “Os participantes relatam um aumento no bem-estar, no rendimento no trabalho, sentindo-se bem no dia a dia, diminuindo dores de cabeça, na coluna, náuseas”, completou.

Carmen Lúcia Ramos Fernandes, moradora de Inconfidentes, 47 anos, Conselheira Tutelar, treina desde junho e relatou que se sente mais disposta e com melhor condicionamento físico. “Escolhi fazer para perder peso, pois tenho medo de doenças como hipertensão, diabetes, essas doenças. Procurei mais pro questão de saúde”, comentou Carmen.

Treinando há apenas um mês, Dafine Isabela Martinelli Corrêa, moradora de Inconfidentes, 20 anos, comentou que já sente melhoras no trabalho e na vida pessoal. “Escolhi praticar por ser em um horário melhor para mim”, disse.

A professora de Filosofia do Campus Inconfidentes, Cinelli Tardioli Mesquita, treina desde abril. “Sinto mais disposição, melhorou o meu humor”, comentou a docente. “Estou me sentindo mais alto-astral”, completou.

Vida e Bem Estar

O projeto Vida e Bem Estar Campus Inconfidentes foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão por meio do Edital Nº 85/2017 de apoio a projetos de Extensão voltados ao esporte e à cultura. “Uma das propostas do projeto é desenvolver atividades físicas por meio de treinamento esportivo nas modalidades de treinamento funcional para os servidores e comunidade externa”, comentou a coordenadora do projeto, Cristiane de Freitas.

“Para participação dos exercícios físicos, os inscritos passam por uma avaliação inicial”, explicou Cristiane. “Peso, altura, gordura corporal e visceral e Índice de Massa Corporal (IMC) foram alguns dos dados colhidos na avaliação. Também há o acompanhamento após o período do treinamento funcional”, completou.

O objetivo é propor e implementar estratégias e ações para o desenvolvimento de qualidade de vida dos servidores, alunos e comunidade externa.

Confira as imagens: