Eficiência Energética
Visando eficiência energética, campus começa instalação de iluminação em LED
Economizar energia e contribuir com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética é o objetivo do trabalho iniciado no Campus Inconfidentes que prevê a troca das lâmpadas fluorescentes pela iluminação em LED. “Estamos tendo uma medida para a economia em energia elétrica. É uma ação pontual que, ao final, representará uma economia expressiva”, disse o Diretor-Geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, frisando as ações do campus para a sustentabilidade. “Desde que iniciamos nossa gestão, estamos implantando ações para diminuir os impactos ambientais, como diminuição de impressão em papel. Esta é outra importante medida”, defendeu o gestor.
Em média, o Campus Inconfidentes investe R$330 mil em consumo de energia por ano. A previsão, com a instalação das novas lâmpadas, é diminuir pela metade o consumo da iluminação interna. Inicialmente as substituições das lâmpadas serão feitas nos departamentos, corredores e salas de aulas do prédio principal. A medida será estendida para os alojamentos, setores e salas de aula da fazenda-escola e para os ginásios poliesportivos.
De acordo com o eletricista do campus, Agnaldo Rodrigues Aguilar, o trabalho seguirá um cronograma. “Nesta primeira etapa, no prédio principal, vamos substituir umas 400 lâmpadas. Este trabalho será concluído aos poucos, pois dependemos de horário de aulas para poder realizar o trabalho nas salas de aula”, explicou Agnaldo.
Tecnologia LED
A iluminação por lâmpadas LEDs (light emitting diodes) tem-se estabelecido no últimos dez anos, tanto em ambientes domésticos, como comercial, industrial e externo. Trata-se de uma tecnologia que emprega os diodos emissores de luz, ou , para constituir sistemas de iluminação. A utilização de materiais semicondutores para gerar luz apresenta-se como uma alternativa recente. Nestes materiais, a luz é emitida através da recombinação de elétrons e lacunas em excesso que são produzidos por injeção decorrente com pequenas perdas de energia. Os LEDs foram, durante várias décadas, empregados com a única função de indicar o estado de funcionamento de produtos eletroeletrônicos. Um dos grandes benefícios que possivelmente decorrerá da utilização em larga escala de dispositivos de estado sólido para a iluminação geral é a diminuição do consumo de energia. Cerca de 50% da energia consumida com iluminação poderia ser poupada com a utilização de iluminação de estado sólido em todo o mundo, o que representaria um decréscimo de mais de 10% no consumo total de energia.
Para mais informações sobte a tecnologia LED acesse aqui.
Redes Sociais