Página inicial > Notícias > Nota máxima Enade

Nota máxima Enade

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 15h22 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58

Curso de Redes de Computadores obtém nota máxima no último Enade

Banner Noticia Nota Maxima EnadeO curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes obteve nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 09 de outubro, os resultados do Enade 2017. De acordo com os dados, somente 5,9% dos 10.570 cursos avaliados atingiram conceito 5, a nota máxima da avaliação.

O professor Vinícius Ferreira de Souza, foi o coordenador do curso entre maio de 2014 e dezembro de 2017, período no qual os estudantes do curso foram avaliados duas vezes no Enade (2014 e 2017). O professor atribui o bom desempenho dos estudantes a uma preparação contínua ao longo dos três anos para o exame.

O professor Vinícius contou que após o Enade de 2014 houve uma reformulação no PPC do curso, onde todo o conteúdo da portaria do Enade daquele ano foi contemplada nas ementas das disciplinas do curso.

“Fizemos um trabalho que envolveu a realização de simulados utilizando as provas do Enade de 2008, 2011 e 2014, com o mesmo tempo de prova adotado no exame. Além disso, fizemos a correção comentada desses simulados”, contou Vinícius.

Outra prática adotada pelos professores do curso desde 2014 foi a inserção de questões dos exames anteriores do Enade nas provas das disciplinas, ou a elaboração de questões do mesmo perfil do Enade.

O curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Inconfidentes saltou da nota 3 em 2014 para a nota 5 (máxima) em 2017. Apenas os alunos concluintes dos cursos de graduação são convocados para realizar o Enade, que é um componente curricular obrigatório.

“Um diferencial do curso ofertado pelo Campus Inconfidentes é a utilização da Academia Cisco, que fornece todo o material necessário para as disciplinas, sempre atualizado e de forma on-line”, contou o professor. Os cursos ofertados pela academia não são complementares, mas sim integrantes de cada disciplina. “O material que o professor utiliza é o da academia, com animações, exercícios, simulações e exames práticos”, completou.

Confira a matéria produzida pela Reitoria do IFSULDEMINAS.