Página inicial > Notícias > Parceria com o SENAR

Parceria com o SENAR

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h35 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58
Cursos foram oferecidos entre final de setembro e início de outubro.

Parceria entre Campus, Senar e Fundação Rocha possibilita realização de mais cursos

A parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Fundação Carlos Silvério da Rocha vêm proporcionando cursos de capacitação para a comunidade.

No final de setembro foram realizados os cursos de Torra de Café e de Aplicação de Defensivo Agrícola Manual. No início de outubro foram realizados os cursos de Aparação de Cascos e Ferrageamento e Trabalhador da Mecanização Agrícola / Manutenção do TAP.

Trabalhador da Mecanização Agrícola / Manutenção do TAP

Entre os dias 01 e 05 de outubro foi realizado o curso Trabalhador da Mecanização Agrícola / Manutenção do TAP (Trator Agrícola de Pneus). O curso teve carga horária de 40 horas e atendeu 13 participantes.

Luiz Carlos Dias Carvalho, instrutor do Senar, explicou que esse curso consiste na consciencização das normas de segurança, onde são informados os riscos que correm, as normas corretas de se trabalhar com trator e as normas para que se tenha segurança com a máquina no campo. “Em um segundo momento, apresentamos toda estrutura do trator e etapas de manutenções de todos os sistemas, manuseios de controles e interpretação dos instrumentos”, comentou. “Nós temos que produzir alimentos para 7 bilhões de pessoas e sem o trator agrícola isso seria impossível de acontecer. Então, a evolução do operador faz parte da evolução de todo processo de mecanização”, complementou.

Gilberto Marques Nogueira de Lima, da zona rural de Inconfidentes, já trabalha com trator mas não havia realizado o curso e agora está aumentando sua capacitação. Marcelo Júnior de Carvalho é produtor rural e comprou um tratou recentemente. Como não possui nenhuma prática, está aproveitando o curso para desenvolver suas habilidades.

Instrutor do Senar é egresso do Campus Inconfidentes

Egresso luiz carlosO Instrutor do Senar há 24 anos, Luiz Carlos Dias Carvalho, realizou na instituição o Ginásio Agrícola e Técnico Agrícola, formando-se em 1980. Ao sair realizou Engenharia Agrícola e se especializou em mecanização e armazenamento de grãos.

“É uma satisfação muito grande poder voltar em Inconfidentes e ver que a escola em que estudei evoluiu. Trago comigo uma recordação muito grande porque aqui comecei meus primeiros passos profissionais. Se hoje, consegui educar meus filhos e ter uma qualidade de vida, agradeço ao aprendizado de quando vim para cá com apenas 12 anos de idade”, comentou Luiz Carlos. “Aqui foi o primeiro passo para tornar o profissional e o homem que sou hoje. Tenho só agradecer aos professores e aos funcionários, àqueles que me deram apoio, instrução, que me ensinaram o caminho da verdade, da justiça, da ombridade”, agradeceu emocionado o ex-aluno.

Aparação de Cascos e Ferrageamento

20181003 151354Entre os dias 01 e 05 de outubro foi realizado o curso Aparação de Cascos e Ferrageamento. O curso contou com 11 participantes e teve carga horária de 40 horas.

Roberto Antônio Sales Trindade, instrutor do Senar há 13 anos e residente na cidade de Lavras, explicou que o treinamento oferece o conhecimento do aprumo do cavalo no geral, ter o conhecimento das regiões do casco, a manutenção, saber respeitar essas regiões, para que o animal tenha condição de ter uma boa manutenção de serviço e longevidade no seu trabalho.

O produtor rural Nelson da Silva Maia escolheu fazer o curso para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.

Curso de Torra de Café

Entre os dias 24 e 26 de setembro, aconteceu o novo curso do Senar de Torra de Café, com carga horária de 24 horas e atendeu 7 participantes.

IMG 20180926 154518972Rafael Gustavo Morais de Oliveira, instrutor do Senar e natural da cidade de Bom Sucesso, contou sobre o curso de Torra de Café. “Trazemos esse curso para o produtor para orientá-lo na hora de torrar o café. Mostrar os verdadeiros pontos que o café deve ficar tanto na torra convencional quanto na torra de cafés especiais”. O instrutor contou que o importante é o sabor do produto. O curso mostra a evolução da torra, os pontos exatos, a temperatura do café e o produtor faz a aula prática e a degustação.

Um dos pré-requisitos de ter feito esse curso é ter feito o curso de classificação e degustação de cafés, ou cafés especiais ou barista, estando os participantes em um nível mais avançado.

Alfredo Alves de Gusmão Júnior, Engenheiro Agrônomo, natural de Borda da Mata, destacou a aprendizagem que o curso proporcionou. “Hoje em dia o mercado exige que tenha uma capacitação”, comentou. “Pretendo passar o que aprendi aqui para os cafeicultores”, completou.

Aplicação de Defensivo Agrícola Manual

Entre os dias 28 e 30 de setembro foi realizado o curso Aplicação de Defensivo Agrícola Manual, com carga horária de 24 horas e atendendo a 13 participantes.

20180928 105215Rodrigo Vicentini Calili, instrutor do Senar e natural de Três Pontas, explicou que o curso utiliza todo tipo de equipamento seja usado de forma manual. “Nosso treinamento consiste em conscientizar o pessoal do uso correto dos defensivos agrícolas, por que usar, conhecer os produtos, horários de aplicação, conhecer os EPIs, como utilizar, fazer a regulagem da bomba, fazer a calibragem da bomba, escolher os horários certos para aplicação, vento, temperatura”, comentou.

Ivaldo Lindomar do Couto, da Fazenda Santa Isabel, município de Ouro Fino, destacou a importância de lidar com o perigo do veneno. “Meus colegas também fizeram o curso. Queremos fazer as coisas da forma correta”.