Página inicial > Notícias > Treinamento

Treinamento

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 09h51 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58
Cafeicultores da região recebem treinamento no Centro de Procedimentos Ambientais.

Produtores de café da região se encontram no campus para estudo e treinamento

O grupo de Estudo em Cafeicultura Sustentável (Gecafés) realizou no sábado, 29, um dia de treinamento destinado a produtores de café da região. Cerca de 30 cafeicultores participaram da atividade ocorrida no Auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) e no cafezal da Fazenda-Escola. “O treinamento abordou elementos teóricos e práticos sobre o manejo integrado de pragas e doenças que ocorrem na cafeicultura”, explicou o técnico agrícola do Campus Inconfidentes, Bruno Manoel Rezende, destacando a necessidade da redução dos defensivos agrícolas, aumentando a rentabilidade e o retorno econômico.

O período da manhã foi destinado à abordagem de assuntos teóricos. À tarde, os organizadores se dedicaram à prática do monitoramento das pragas e doenças na lavoura. Cada aluno acompanhou 3 produtores para pesquisarem sobre doenças como a ferrugem, o bicho mineiro e a broca do café.

A iniciativa integra o projeto “Sustentabilidade Cafeeira” iniciado em 2015. Além de treinamentos, o grupo Gecafés, formado por estudantes da Engenharia Agronômica, também realiza Dia de Campo com a finalidade de aplicar conhecimentos técnicos aos cafeicultores, bem como visita aos cafeicultores. “Os produtores interagiram muito. Foram participativos”, avaliou Bruno que é coordenador do grupo.

A próxima atividade do grupo Gecafé será um Dia de Campo sobre Sustentabilidade Cafeeira agendada para o dia 24 de novembro, na Fazenda Paraíso, município de Ouro Fino.