SIMPA 2018
Simpósio Sul Mineiro de Manejo e Produção Agrícola reúne estudantes de Agronomia
Começou na noite de terça-feira, 09, o 2º Simpósio Sul Mineiro de Manejo e Produção Agrícola (SIMPA) promovido pelo grupo de estudos Geagro, do curso de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes.
A cerimônia de abertura, ocorrida no Auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), contou com a participação de servidores e alunos. Durante discurso, o coordenador do grupo Geagro, professor José Luiz de Andrade Rezende Pereira, recordou a história da entidade. “Há oito anos, um grupo de alunos que cursava o Ensino Médio, juntamente com a professora Hebe, sugeriu a criação de um grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão com o objetivo de trazer o conhecimento além da sala de aula”, destacou o Rezende. Ainda de acordo com o professor as propostas de pesquisa do grupo são inovadoras para o Sul de Minas Gerais.
A primeira palestra da noite foi desenvolvida pelo professor Silvino Moreira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ele abordou sobre “Manejo e Fertilidade de Solo e os Sistemas de Produção do Sul de Minas”. Segundo Moreira, esse é um assunto relevante uma vez que, na região, as culturas anuais estão crescendo de forma considerável. “A cultura de trigo, soja é milho está atingindo grandes patamares no Sul de Minas. Isso se deve ao bom manejo da fertilidade do solo, notoriamente a correção e a calagem”, constatou o pesquisador.
O pesquisador da Embrapa, Joaquim Sobrinho deu sequência às palestras desenvolvendo o tema “Atualidades e Potencialidades do Trigo no Sul de Minas”. A primeira noite do evento terminou com uma Mesa Redonda, quando a plateia pôde esclarecer assuntos referentes ao tema.
O evento terminou nesta quarta-feira, 10, quando foram realizadas duas palestras sobre a implantação do sistema de safrinha no Sul de Minas.
Confira a programação:
Redes Sociais