Prevenção ao Suicídio
Atividade do "Setembro Amarelo" sensibiliza servidores para o debate sobre suicídio
Como ação do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Comissão de Qualidade de Vida do Campus Inconfidentes promoveu uma Roda de Conversas entre os servidores, na última quarta-feira, 19. A finalidade foi divulgar a prevenção ao suicídio. “Este é problema de saúde pública. O suicídio está entre as 10 maiores causas de morte no Brasil e 90% pode ser prevenido”, disse o membro da Coordenação de Qualidade do Servidor do IFSULDEMINAS, Túlio Trevisan.
Ele é psicólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e orientou a Roda de Conversas. “É necessário quebrar o tabu que existe em torno do tema e conscientizar sobre as situações de perigo”, disse o profissional, enfatizando a urgência de se perceber os sinais de alerta. “Isolamento social, dificuldade de manter as atividades de rotina, demonstração de preocupação com a morte, desesperança generalizada e visão pessimista do futuro são indicadores da doença”, apontou o profissional.
Cerca de 50 servidores participaram do evento ocorrido na Quadra Esportiva do Prédio Principal. De acordo com a Coordenadora Geral de Recursos Humanos do Campus Inconfidentes, Maura Garcia, a Coordenação Geral de Recursos Humanos considera importante momentos de reflexões entre os colaboradores, além da parceria entre a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do campus e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde dos Servidores (SIASS). “Esperamos poder realizar muitos outros momentos assim, de atenção aos nossos servidores, garantindo a qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Assim, cumprimos a função social da instituição”, disse Maura Garcia.
História
Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015, no Brasil. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A proposta é promover eventos para debates sobre o tema e divulgar e alertar a população sobre a importância de sua discussão.
Redes Sociais