Página inicial > Notícias > Dia de Vestibular

Dia de Vestibular

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Domingo, 10 de Dezembro de 2023, 12h22 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 09h29
Candidatos de diferentes cidades da região chegam ao Campus Inconfidentes para o Vestibular, na manhã deste domingo (10/12) - (Foto: Ascom)

Mais de mil candidatos para vagas de cursos técnicos e superiores participam de Processo Seletivo

Os candidatos a cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes realizaram as provas objetivas do Processo Seletivo para ingresso em 2024, na manhã deste domingo (10/12).

Para os cursos técnicos foram inscritos 598 candidatos e para os cursos superiores 404 concorrentes se inscreveram.

O Campus Inconfidentes disponibilizou 270 vagas para os cursos técnicos e 315 vagas para os cursos superiores.  "O Vestibular é o coração deste processo porque marca o ingresso dos novos alunos", disse o coordenador da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), professor Bruno Henrique Misse. "Nos aproximamos muito de todos os candidatos, especialmente por meio das midias sociais", completou Misse.

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, os candidatos se aglomeravam em frente à guarita que dá acesso à Fazenda-Escola do campus, local de aplicação das provas. Heloá Geovanna Lima é natural de Serra Negra (SP) e prestou o teste para conseguir uma vaga no Curso Técnico Integrado de Agropecuária. “Venho estudando bastante e retomando as provas passadas do IFSULDEMNAS. Aqui pretendo adquirir novos conhecimentos”, comentou a candidata que foi uma das primeiras a chegar ao campus. Ela estava acompanhada da colega Gabriele de Souza que também tenta um banco no curso de Agropecuária. "Eu acredito que aqui vou ganhar bastante experiência. Estudei bastante e me esforcei”, disse Gabriele.

Os portões da Fazenda-Escola foram abertos às 7h30 e os lacres dos envelopes contendo as avaliações foram abertos às 8h45, quando os candidatos deram início à solução das questões.

Os candidatos dos cursos técnicos foram desafiados a resolverem 25 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de matemática, enquanto os concorrentes aos cursos superiores tiveram que solucionar 50 questões de múltipla escolha, de diferentes disciplinas como Geografia, Biologia, Física e outras matérias estudadas no Ensino Médio. A prova apresentou também a elaboração de uma redação, cujo tema foi “O combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil”.

O IFSULDEMINAS disponibilizou salas para candidatos que pediram atendimento especial. Três candidatos dos Cursos Superiores fizeram prova em local especial e 07 dos Cursos Técnicos.

De acordo com o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o processo seletivo revelou a organizou da instituição e o aumento de interesse tanto dos candidatos, quanto das famílias. “Vejo os candidatos bastante concentrados e mostrando a clareza daquilo que almejam profissionalmente,“ comentou o professor Luiz Flávio. “Observei também a presença das famílias neste processo. Muito estudantes vieram acompanhados dos pais e estes fizeram questão de visitarem a nossas dependências para conhecerem a nossa escola”, acrescentou o diretor.

Os gabaritos das provas serão publicados no site do IFSULDEMINAS, nesta segunda-feira (11/12). A lista de classificados para a primeira chamada será publicada no próximo dia 08 de janeiro.

Confira as imagens: (Fotos: Ascom)