Página inicial > Notícias > I Semana Negra Antirracista

I Semana Negra Antirracista

Escrito por Alex José Bueno | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 14h53 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h10

Participe da Semana da Consciência Negra e conheça as estratégias institucionais para o combate ao racismo

O Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS reafirma o seu compromisso Institucional para atuar de forma contínua no combate ao Racismo, com a Semana da Consciência Negra, programada para ocorrer de 27 a 30 de novembro de 2023, com ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e  Comitê de Gênero, Raça e Diversidade (Diversa).

Reconhecemos a importância de uma abordagem constante para promover o letramento racial e a conscientização antirracista, especialmente diante da persistência do racismo estrutural em nossa sociedade. Nesse sentido, iniciamos com o fortalecimento da participação obrigatória da gestão e outras coordenadorias no evento.  Ações contrárias que ferem a dignidade de qualquer cidadão na instituição, serão encaminhadas prontamente aos órgãos de apuração conforme as instâncias e normativas adequadas.

De acordo com o diretor-geral Luiz Flávio Reis Fernandes, o Campus procederá com a emissão de uma portaria para instituir a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Sexual, Moral e Discriminação Racial no campus Inconfidentes. Sob a liderança do NEABI, Diversa e NEGES, a criação desse núcleo colegiado envolverá ativamente servidores e estudantes, promovendo campanhas,  divulgação de legislação e políticas públicas preventivas, de acolhimento e assistência às vítimas, entre outras ações. Docentes também serão pontualmente orientados a acompanhar atividades junto às turmas.

Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar ativamente nas iniciativas da Semana da Consciência promovida no IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes, não apenas como um evento isolado, mas como parte integral de nosso compromisso em tornar o campus um ambiente cada dia mais seguro e acolhedor.

Confira a programação do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade (Diversa):

2
3

Confira a programação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI):

2 neabi

3neabi