Página inicial > Notícias > Campeãs do JIF 2023

Campeãs do JIF 2023

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 15h11 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 14h03
Atletas do Campus Inconfidentes são recebidas em frente ao Prédio Principal. (Foto: Ascom)

Equipe de voleibol feminino do IFSULDEMINAS conquista título nacional, em Fortaleza (CE)

A equipe de voleibol feminino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais foi a campeã do JIF 2023, os jogos das Instituições Federais de Ensino. A vitória veio depois das atletas vencerem a equipe do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), em disputa realizada no último sábado em Fortaleza, no Ceará, pelo placar de 3 X 1.

A equipe do Instituto Federal do Sul de Minas foi formada por seis atletas do Campus Inconfidentes e uma atleta de cada um dos campi: Muzambinho, Machado, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

As campeãs chegaram no início da noite de segunda-feira (30), ao sul de minas, e foram recebidas com festa, no Campus Inconfidentes. Os moradores da cidade organizaram uma carreata para receber as jogadoras de vôlei . Elas traziam as medalhas de ouro no peito

De acordo com a capitã do time, Ana Clara de Oliveira Santana, a conquista da vitória não foi fácil. “Foi uma honra vencer. Trabalhamos e lutamos muito por isso. Foi difícil, mas criamos um espírito de família”, considerou a estudante do 3º ano do Curso Técnico em Agrimensura. “No último jogo ficamos bastante nervosas, mas lembramos da orientação do técnico de que é preciso saber sofrer e superamos”, completou a estudante.

A competição em Fortaleza reuniu mais de 1300 estudantes de todas as escolas federais do Brasil.
Os Jogos das Instituições Federais acontecem, todos os anos, quando estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se encontram para disputar modalidades esportivas, coletivas e individuais como Natação; Judô; Xadrez; Tênis de Mesa; Basquete; Futsal; Handebol; Vôlei; Vôlei de Praia e Futebol de Campo.

O caminho percorrido

Para chegar à Etapa Nacional, os competidores participaram das etapas regionais. A equipe do Sul de Minas venceu a etapa sudeste disputada no Espírito Santo. Foi a primeira vez que o IFSULDEMINAS conquistou o título regional e nacional no mesmo ano.

Na fase nacional, para alcançar o lugar mais alto do pódium e levantar o troféu de primeiro lugar como o melhor time das instituições federais brasileiras, as jogadoras do Sul de Minas tiveram que vencer equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e, por fim, Mato Grosso.

De acordo com o técnico do time, que também é professor de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, Fabiano Fernandes de Silva, a conquista do título nacional representa superação e incentivo para o esporte da região. “Esta conquista significa um trabalho feito com intensidade. Demos a volta por cima de algumas situações. Mas o esporte é isso”, comentou o professor, destacando a preparação mental das atletas. “Trabalhar o psicológico dos atletas é o que há de mais moderno no mundo do esporte. Desenvolvemos isso com elas, preparando-as para enfrentar reveses”, acrescentou Fabiano.

As partidas de vôlei do JIF 2023 aconteceram no Centro de Formação Olímpica do Nordeste. Segundo o diretor-geral do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a conquista do ouro nos Jogos das Instituições Federais revela o compromisso da educação federal com o esporte como ferramenta para a formação cidadã. “Aqui no IFSULDEMINAS encaramos o esporte como meio de formação para a disciplina. Pedagogicamente o esporte cumpre a finalidade de ação de formação”, disse Luiz Flávio. “Revelamos para o Brasil o potencial do Instituto Federal. Fomos até Fortaleza buscar o título. Essas meninas serão, não simplesmente ótimas jogadoras, mas profissionais de excelência”, finalizou o diretor.

O torneio contou com a presença de 36 escolas federais e foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Confira as imagens: (Fotos: Ascom)