Página inicial > Notícias > IF Portas Abertas

IF Portas Abertas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h58 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h41
Fanfarra "Professor Gabriel Vilas Boas" apresenta performance na Fazenda-Escola. (Foto: Ascom)

Evento reúne cerca de 2 mil estudantes de escolas públicas e privadas da região

O IF Portas Abertas, promovido pelo Campus Inconfidentes, recebeu cerca de 2 mil estudantes de 25 escolas públicas e privadas da região. O número superou a edição de 2022, quando 15 escolas se cadastraram.

Com o objetivo de apresentar os cursos Técnicos e Superiores, além dos projetos de Pesquisa e de Extensão, o campus abriu suas dependências, como salas de aulas, laboratórios e Unidades de Produção da Fazenda-Escola para receber a visita da comunidade, principalmente dos futuros alunos.

Durante a quinta-feira (19), adolescentes e jovens assistiram apresentações sobre os cursos e participaram de tour pela Fazenda. Eles também se divertiram ao som de shows musicais e por meio de espetáculo teatral.“Atingiu o que esperávamos. O número de visitantes reflete o tamanho de nossa escola, mas o mais importante é que evidencia o interesse das comunidades do entorno em nos conhecer e saber o que o Instituto Federal é capaz de produzir”, comentou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

O gestor destacou também a organização como um dos elementos mais importantes desta 5ª edição do IF Portas Abertas. “Foi muito bem estruturado. A dinâmica espacial contribuiu para a excelência do evento. Fizemos ajustes considerando as edições passadas”, acrescentou Luiz Flávio, agradecendo os servidores e os alunos envolvidos na realização. “O envolvimento de todos foi muito intenso e hoje coroamos tamanha dedicação”, concluiu Fernandes.

O público visitou quase 50 estandes onde os Cursos Técnicos e Superiores apresentaram os projetos de Pesquisa e de Extensão desenvolvidos pelos estudantes do campus e pelos Grupos de Estudos. De acordo com a organizadora do evento, Juliana Tenório, o trabalho em equipe foi determinante para atingir a meta. “O sentimento do dever cumprido é muito bom. Pudemos ajudar a apresentar nossa instituição para a comunidade que foi esclarecida sobre nosso trabalho”, avaliou Juliana.

Desejo de estudar no IFSULDEMINAS

A estudante do 9º ano da escola Municipal Benedita Braga Cobra, de Borda da Mata (MG), Paola Dias Pereira, participou do IF Portas Abertas e, de acordo com ela, o que mais chamou atenção no Campus Inconfidentes foi a capacidade da instituição incluir os jovens. “Gostei muito. Percebi que a escola investe na inclusão. Isso é muito convidativo”, comentou a adolescente que já se inscreveu para o Vestibular, quando vai concorrer a uma vaga para o Curso Técnico em Agropecuária.

A professora de Geografia Marlene Patrocínio, da Escola Municipal Prof. Alfeu Duarte, de Jacutinga (MG), acompanhou um grupo de cem estudantes dos 9ºs anos daquela instituição. De acordo com ela, a grande surpresa dos alunos foi descobrir que todo estudo no IFSULDEMINAS é gratuito. “Aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer todos os cursos oferecidos. Eles ouvindo as explicações é uma facilidade muito grande para decidirem qual curso fazer”, disse a docente, destacando que o evento despertou nos visitantes uma decisão de estudar no Campus Inconfidentes. “Pelo que percebi, muitos alunos que estavam pensando em estudar em outras escolas, agora querem vir para cá”, acrescentou a professora Marlene.

Confira as imagens (Fotos: Ascom)