Página inicial > Notícias > Às margens do Mogi Guaçu

Às margens do Mogi Guaçu

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 14h52 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h41
Área às margens do Rio Mogi Guaçu recebe o plantio de 150 mudas de árvores nativas. (Foto: Divulgação)

Campus Inconfidentes e Agência de Proteção Ambiental do Rio Grande realizam reflorestamento

Um mutirão pelo bem do meio ambiente. Assim foi o reflorestamento de uma área às margens do Rio Mogi Guaçu, em Inconfidentes (MG).

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA RIO GRANDE) realizaram o plantio de 150 mudas de árvores nativas às margens do Rio Mogi Guaçu, na região da Fazenda-Escola. O local de reflorestamento foi escolhido como forma de compensação ambiental, devido à necessidade de corte de árvores numa área de risco de quedas sobre os usuários da Fazenda.

A área de plantio foi devidamente cercada, com mourões e arame, para ampliar a garantida do reflorestamento. “Neste local, o Rio Mogi faz uma curva, sofre uma erosão fluvial e não tinha área de Preservação Ambiental”, explicou a idealizadora da ação, professora Lílian Vilela Andrade Pinto.

Para o reflorestamento, alunos de cursos com grade ambiental e agronômica do Campus Inconfidentes participaram do planejamento e execução do plantio, e ainda realizarão um monitoramento das árvores.

A iniciativa da Professora Lilian Vilela Andrade Pinto foi apresentada à ARPA RIO GRANDE, representada pelo atual presidente, Emerson Ludgero, acompanhado do gerente financeiro, Rodrigo Pedroso.“A previsão é de que em 3 anos a área não precise mais de manutenção porque as árvores estarão crescidas e as gramíneas estarão controladas”, explicou a professora Lílian Vilela.

Uma segunda ação ambiental também foi realizada: a identificação de flora na trilha arbórea dentro da Fazenda-Escola do Instituto Federal, para o qual foram confeccionadas dezenas de placas com os nomes das espécies encontradas na trilha. As placas trazem um Qr Code, o que possibilita, por meio de tecnologia presente em smartfones, direcionat o visitante da trilha a um documento mais elaborado constando várias informações sobre as espécies constantes no acervo florestal da mata dentro do Campus Inconfidentes.

As ações foram custeadas pelos recursos de compensações ambientais promovidas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, aplicados pela gestão da ARPA para traduzirem em conscientização para a causa ambiental e na qualidade de vida para a sociedade.

Confira as imagens (Fotos: Divulgação)