15º Festival de Poesia
Festival de Poesia emociona público e faz homenagem ao cantor e compositor Cartola
O salão social do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes ficou lotado por estudantes, servidores e membros da comunidade, na noite desta quarta-feira (27/09) para assistirem à 15ª edição do Festival de Poesia.
A poesia “Respeitar ao Recitar”, escrita pela aluna Ester da Costa Fróes, foi a grande campeã, na categoria autoria. A autora, estudante do Curso Técnico em Alimentos, apresentou um alerta sobre a violência contra as mulheres e conquistou o corpo de jurados e a plateia.
Já o primeiro lugar na categoria interpretação foi alcançado pelos estudantes Diego Gonçalves, Joelma de Moura e Claraelisa Martins. O trio levou ao palco a poesia “Do adeus”, escrita pela professora do Campus Inconfidentes, Mariana de Lima Dutra.
O evento foi organizado pelos professores da área de linguagens do campus.
No total, 23 poemas concorreram nas categorias autoria e interpretação. As obras passaram pelo crivo de um corpo de jurados formados por 3 convidados: Geraldo Ederson Adami que é pós-graduado em Língua Portuguesa; o escritor de poesias, Luíz Mauro Penachi; e Daniel Rosa, pós graduado em Linguística e Comunicação.
A edição deste ano prestou uma homenagem ao cantor, compositor e poeta Cartola. Um vídeo, elaborado pela Professora Cíntia Zorattini, sobre o artista nascido no Rio de Janeiro foi projetado.
A noite ainda contou com apresentações musicais de uma banda organizada por professores. O conjunto interpretou a canção “As Rosas não Falam”, de autoria de Cartola.
Veja os resultados:
Categoria Interpretação:
1º lugar: Diego Gonçalves, Joelma de Moura e Claraelisa Mariano (Poema “Do adeus”)
2º lugar: Braion Alves (Poema “BH”)
3ª lugar: Jonas Campos (Poema “Preciso me Encontrar”)
Categoria Autoria:
1º lugar: Ester Fróes (Poema “Respeitar ao Recitar”)
2º lugar: Syara Noronha (Poema “Não Quero Mais”)
3º lugar: Milena Cardoso (Poema “Engole o Choro”)
Segundo a coordenadora do Festival de Poesias 2023, professora Soraia Almeida, o evento conseguiu mobilizar a comunidade escolar e mostrou o talento artístico dos estudantes. “Tivemos uma qualidade muita alta. O mais interessante é que a participação é espontânea e é um momento que de fato entendemos o valor pedagógico da escola e sentido de pertencimento que os alunos têm nesta escola”, comentou a professora.
Redes Sociais