Página inicial > Notícias > 15º Festival de Poesia

15º Festival de Poesia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 18h41 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h39
Plateia lota Salão Social para assistir Festival de Poesias. (Foto: Ascom)

Festival de Poesia emociona público e faz homenagem ao cantor e compositor Cartola

O salão social do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes ficou lotado por estudantes, servidores e membros da comunidade, na noite desta quarta-feira (27/09) para assistirem à 15ª edição do Festival de Poesia.

A poesia “Respeitar ao Recitar”, escrita pela aluna Ester da Costa Fróes, foi a grande campeã, na categoria autoria. A autora, estudante do Curso Técnico em Alimentos, apresentou um alerta sobre a violência contra as mulheres e conquistou o corpo de jurados e a plateia.

Já o primeiro lugar na categoria interpretação foi alcançado pelos estudantes Diego Gonçalves, Joelma de Moura e Claraelisa Martins. O trio levou ao palco a poesia “Do adeus”, escrita pela professora do Campus Inconfidentes, Mariana de Lima Dutra.

O evento foi organizado pelos professores da área de linguagens do campus.

No total, 23 poemas concorreram nas categorias autoria e interpretação. As obras passaram pelo crivo de um corpo de jurados formados por 3 convidados: Geraldo Ederson Adami que é pós-graduado em Língua Portuguesa; o escritor de poesias, Luíz Mauro Penachi; e Daniel Rosa, pós graduado em Linguística e Comunicação.

A edição deste ano prestou uma homenagem ao cantor, compositor e poeta Cartola. Um vídeo, elaborado pela Professora Cíntia Zorattini, sobre o artista nascido no Rio de Janeiro foi projetado.

A noite ainda contou com apresentações musicais de uma banda organizada por professores. O conjunto interpretou a canção “As Rosas não Falam”, de autoria de Cartola.

Veja os resultados:

Além de poesias, público também prestigiou apresentações musicais (Foto: Ascom)

Categoria Interpretação:

1º lugar: Diego Gonçalves, Joelma de Moura e Claraelisa Mariano (Poema “Do adeus”)
2º lugar: Braion Alves (Poema “BH”)
3ª lugar: Jonas Campos (Poema “Preciso me Encontrar”)

Categoria Autoria:

1º lugar: Ester Fróes (Poema “Respeitar ao Recitar”)
2º lugar: Syara Noronha (Poema “Não Quero Mais”)
3º lugar: Milena Cardoso (Poema “Engole o Choro”)

Segundo a coordenadora do Festival de Poesias 2023, professora Soraia Almeida, o evento conseguiu mobilizar a comunidade escolar e mostrou o talento artístico dos estudantes. “Tivemos uma qualidade muita alta. O mais interessante é que a participação é espontânea e é um momento que de fato entendemos o valor pedagógico da escola e sentido de pertencimento que os alunos têm nesta escola”, comentou a professora.