Página inicial > Notícias > Em São João Del Rei

Em São João Del Rei

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 18h13 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h40
Comitiva do Campus Inconfidentes apresenta resultado de trabalho durante o evento. (Foto: Divulgação)

Comitiva do campus participa de Encontro Nacional de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Alunos do Campus Inconfidentes participaram do VII Encontro Nacional dos NEAB's - Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - ocorrido entre 14 e 16 de setembro, na cidade mineira de São João Del Rei, no Ifsudeste-MG.

O NEABI do Campus Inconfidentes foi formado em julho de 2023 e é um órgão recente para assessoramento, estudos, pesquisa e apoio às políticas de ação afirmativa, além de promover ações de combate ao racismo e de valorização da história e da cultura negra, indígena e afro-indígena.

A delegação do campus foi a maior entre todas as unidades do IFSULDEMINAS e foi formada pelo professor de História, João Paulo Lopes, que também é coordenador do Núcleo e a técnica em enfermagem, Ariane Marciano, que atua como secretária. Outros cinco estudantes do curso superior e do técnico integrado, que estão vinculados ao NEABI local, também integraram a comitiva.

Os alunos Braion Henrique Miranda e Maria Helena Santos, apresentaram parte de um projeto que estão desenvolvendo sobre a importância de trajetórias de personalidade negras do estado de Minas Gerais, no passado e no presente. O projeto chama-se "Negras Minas Gerais" e os alunos foram contemplados com bolsa de pesquisa pelo Edital 175 da Diretoria de Assuntos Estudantis - DAE - da Reitoria.

Segundo professor João Paulo, a participação no evento foi de suma importância para estimular e nos orientar para atuar em âmbito local. “Debatemos sobre ações afirmativas e as políticas de combate ao racismo e sobre as relações étnico-raciais nos institutos federais de todo o país.”, comentou o professor. Ainda, de acordo com ele, em muitos institutos esse tipo de política e atuação dos NEABIs já estão institucionalizados há muito tempo. “Isso permite entender que temos muito o que fazer no nosso campus com relação a essa temática. Não dá mais para ficarmos para trás nessa discussão, tampouco tratá-lo como tabu. O racismo existe. Ele é institucional, é estrutural”, completou o docente, segundo o qual o racismo acontece sutilmente ou explicitamente, em todos os âmbitos, nos departamentos e entre os colegas, na sala de aula, nas relações sociais. “E nós, enquanto servidores de uma instituição do Estado Brasileiro, que oferece educação pública, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, temos o compromisso e o dever de combatê-lo, de todas as formas. Além do racismo também ser crime ante aos olhos da lei brasileira”, acrescentou Lopes.

O evento também permitiu que os membros e coordenadores dos NEABIs de outros campi do IFSULDEMINAS, pudessem se conhecer e alinhar visões e propostas.

O VII ENNEABI contou com palestras, apresentações de pôsteres e comunicações em simpósios temáticos, fóruns de debate sobre os núcleos dentro da rede federal de educação, além de mostra de cinema e apresentação cultural e a plenária final. O próximo ENNEABI ocorrerá no IFAP - Campus Macapá, em data a ser definida.

Os alunos que foram ao evento contaram com apoio financeiro através do EVACEE, que ajuda-os a participar de eventos de extensão e em olímpiadas do conhecimento em todo o país.

O campus ofereceu transporte de ida e volta até a Reitoria, em Pouso Alegre, e de lá a reitoria garantiu o ônibus que nos levasse até São João Del Rei, cidade do Campo das Vertentes, onde está localizada o campus do IFSUDESTE-MG, que aconteceu o encontro. Os servidores, por sua vez, receberam apoio com diárias para sua participação no evento.

Confira as imagens  (Fotos: Divulgação)