201 anos da Independência
Fanfarra, balizas, alunos e egressos fazem homenagem aos 201 anos da Independência
Levando para o desfile a paz como tema, o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes protagonizou, na manhã desta quinta-feira (07/09), as homenagens pelos 201 anos da Independência do Brasil. A Sessão Cívica ocorreu na Praça Tiradentes, onde autoridades civis e militar marcaram presença.
A Fanfarra “Professor Gabriel Vilas Boas”, acompanhada pelos pelotões das bandeiras dos Estados brasileiros e dos estudantes do Ensino Técnico, além das balizas e egressos, desfilou pela Avenida Alvarenga Peixoto e levantou a plateia com interpretações de um repertório variado, com canções dos anos 50 e 60, MPB e rock.
Desde abril, o grupo formado por mais de 60 músicos, entre estudantes, servidores e membros da comunidade de Inconfidentes, preparou intensamente a apresentação. “O desfecho hoje foi ótimo. Acredito que agradamos todos que vieram para assistir”, avaliou o professor Max Wilson de Oliveira, que desde 1995 é maestro da fanfarra.
Para celebrar a paz nas escolas, a aluna do Curso Técnico em Informática, Giovana Victória da Silva Mariano, interpretou a canção “A começar em mim”, de autoria do compositor e cantor Pedro Valença.
A cerimônia teve duração de 3 horas e meia. De acordo com o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a participação do campus nas festividades da Independência do Brasil é uma oportunidade de celebração dos serviços prestados pelo IFSULDEMINAS à comunidade local e regional. “Nossa instituição oferece à comunidade local e regional serviços excelentes de desenvolvimento educacional que impactam nos indicadores de nosso país. Celebrar a Pátria é celebrar o que de melhor a Rede Federal de Ensino faz para o Brasil”, comentou o diretor. “Temos cumprido nosso compromisso com o país e assim seguiremos. A melhor homenagem que podemos fazer aos brasileiros é oferecer uma educação libertadora”, acrescentou Luiz Flávio.
Ainda de acordo com o diretor-geral, foi um momento cívico e mostra a interação do campus com a sociedade de Inconfidentes e do entorno. “O desfile revela a cultura e a arte desenvolvidas na instituição. Mostra ainda as conquistas do esporte no campus e a nossa história encontra grande significado por meio da presença dos egressos”, concluiu o diretor.
Após a apresentação em Inconfidentes, a Fanfarra do IFSULDEMINAS também foi atração nas comemorações da Independência, em Ouro Fino (MG).
Histórico da Fanfarra
A Fanfarra Gabriel Vilas Boas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes teve sua origem no ano de 1920, na instalação do Patronato Agrícola “Visconde de Mauá”.
Com 103 anos de tradição, a Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas é patrimônio de Inconfidentes e da região.
Denomina-se hoje Fanfarra Gabriel Vilas Boas, em homenagem àquele que muito fez pela Instituição e amou esta Fanfarra como extensão da Educação que ministrou enquanto Diretor-Geral.
Atualmente a corporação musical conta com aproximadamente 60 membros.
Confira as imagens (Fotos: Ascom)
Redes Sociais