Página inicial > Notícias > Resultado de Intercâmbio

Resultado de Intercâmbio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 15h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h38
Estudante do Curso de Engenharia de Alimentos, Giovanni Aleixo Batista, ministra curso no campus. (Foto: Divulgação)

No retorno de Intercâmbio na Europa, estudante do campus ministra curso sobre vinhos

O estudante do Curso de Engenharia de Alimentos do IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes, Giovanni Aleixo Batista, participou do programa de mobilidade estudantil no Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal. Elei ficou na Europa entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023.

Durante intercâmbio, ele participou de diversas atividades acadêmicas e científicas, sendo a área dos vinhos o principal foco dos estudos. Além da disciplina de Enologia, o discente também realizou estágio obrigatório no setor vinícola, desenvolvendo atividades relacionadas à produção e qualidade dos vinhos portugueses em adega e laboratório.

Ainda em Portugal, o estudante de Engenharia de Alimentos desenvolveu um projeto de investigação científica sob a orientação da enóloga e professora Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira. O projeto teve como objetivo comparar a estabilidade tartárica dos vinhos obtidos a partir de uvas com e sem enrelvamento e com diferentes dotações de rega.

A realização da mobilidade estudantil é ofertada pelo IFSULDEMINAS, por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI). Como desdobramento do intercâmbio, após retorno ao Brasil, o estudante ministrou um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) sobre vinhos, a fim de compartilhar o conhecimento adquirido durante o período fora do país, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

Curso no Campus Inconfidentes

O curso de Tecnologia dos Vinhos ocorreu entre os dias 14 e 18 de agosto no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. “O objetivo geral do curso foi a capacitação para atuação junto ao setor vitivinícola, abordando aspectos científicos e tecnológicos desde a vindima até a qualidade sensorial da bebida”, explicou o estudante.

De acordo com ele, o curso foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos sobre o controle de maturação, colheita e transporte das uvas até a adega, além de operações pré-fermentativas, e métodos de vinificação. “Estudamos também estabilização tartárica e proteica dos vinhos, legislação, qualidade e introdução dos aspectos teóricos da avaliação sensorial”, completou Giovanni.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar de uma prática sobre a degustação de vinhos, aprendendo a identificar os diferentes gostos e aromas da bebida.

Confira as imagens  (Fotos: Divulgação)