Página inicial > Notícias > Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 13h43 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h38
Estudantes e servidores participantes da palestra, no Centro de Procedimentos Ambientais. (Foto: Ascom)

Palestra reúne estudantes dos Cursos Técnico em Alimentos e Engenharia de Alimentos

Os estudantes do Curso Técnico em Alimentos e de Engenharia de Alimentos do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes participaram de uma palestra sobre o Programa Alimentação Consciente Brasil” (ABC). O evento ocorreu na tarde de terça-feira (15/08), no auditório do Centro de Procedimentos Ambientais, na Fazenda-Escola.

O assunto foi desenvolvido pela nutricionista do Programa, Esther Rolim. O objetivo do encontro foi sensibilizar os alunos para a importância do consumo de alimentos de origem vegetal no Restaurante Estudantil. “Fazemos uma consultoria de cardápio, criando receitas a base de vegetal, substituindo 20% dos ingredientes de origem animal por vegetal. Trouxemos estas receitas para mostrar aos estudantes”, comentou a nutricionista. "É importante os estudantes participarem desta palestra para terem uma conscientização de como acontece o sistema de alimentação atual, ter consciência do que estão comendo e os impactos desta escolha para o meio ambiente. Queremos quebrar preconceitos alimentares", acrescentou Rolin.

O “Alimentação Consciente Brasil” é um Programa vinculado à Organização não Governamental (ONG) “Mercy For Animals” – “Misericórdia para os Animais” responsável pela promoção de um sistema de alimentação mais saudável e sustentável. A organização é formada por médicos, nutricionistas, chefs e pesquisadores em todo país.

Após a palestra, os participantes degustaram receitas da culinária proposta pela ONG, como "Cachorro Quente" feito à base de cenoura.

Os profissionais desta organização estão percorrendo os campi do IFSULDEMINAS para cumprir um termo de cooperação, assinado em 2020 entre o IFSULDEMINAS e a ACB. “O IFSULDEMINAS se propõe a estudar a viabilidade das ações propostas e implantá-las nos campi que entenderem ser viável”, explicou a servidora do Instituto Federal do Sul de Minas, Aloísia Hirata, que acompanha as ações nos campi. “Entendemos que enquanto instituição de ensino precisamos abordar  as questões da alimentação dentro do ambiente escolar como processo educativo e pedagógico”, completou Hirata.

Segundo a “Mercy For Animals”, com a implantação do sistema defendido pela ONG, as instituições públicas de ensino conseguem investir mais na produção local e orgânica, provenientes da agricultura familiar, para o aumento da diversidade de alimentos vegetais, isto porque a redução de 20% dos alimentos de origem animal permite aperfeiçoamento de investimentos de custos.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)