Página inicial > Notícias > Projeto Integrador

Projeto Integrador

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 14h47 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h38
Estudantes participam de aula de Yoga, na Casa de Madeira, localizada na Fazenda-Escola (Foto: Ascom)

Aula de Yoga desperta estudantes para o encontro e conexão consigo mesmos

O Projeto Integrador “Sarau Vivência” promoveu, na tarde de quarta-feira (09/08), uma aula de Yoga destinada a alunos e servidores.

A atividade foi conduzida pela instrutora de Yoga, Sissi Bueno, e ocorreu na Casa de Madeira, no Setor de Agroecologia. “Como muitos são iniciantes, esta é uma prática relaxante com exercícios de flexibilidade para melhorar mobilidade e articulações”, explicou Sissi.

Além da introspecção, a atividade exige consciência corporal e, inclusive, impacta em perda calórica, melhorando a saúde física. “As pessoas estão muito aéreas por conta do tsunami de informações e estão perdendo a conexão consigo mesmo. A Yoga ensina a se conhecer para impor limites”, completou a instrutora.

A Yoga nasceu na Índia, há mais de 5 mil anos, como prática curativa e conexão consigo mesmo. “Tanto que têm algumas posturas que são indicadas para curas físicas e emocionais”, explicou Sissi Bueno.

O “Projeto Integrador” do Campus Inconfidentes é uma metodologia obrigatória para os alunos com a finalidade de trabalhar assuntos comuns das áreas técnicas e do ensino médio. “Esta aula teve por objeto trabalhar com a escrita e o cuidado de si, inspirada no escritor Michel Foulcaut. O relato das sensações ajuda a se conhecer”, explicou a orientadora do Projeto, professora Carla Adriana Patronieri, destacando a paz do lugar. “Aqui é um lugar de paz espetacular que ajuda no autoconhecimento”, completou Patronieri.

A aluna do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, Heloísa de Souza Bonamichi, participou da prática e aprovou a iniciativa. “Foi muito legal. Bom para se conectar com a natureza e com a gente mesmo. Também distrair dos problemas pessoais e das aulas”, avaliou a estudante.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)