Página inicial > Notícias > Tradição das Festas Julinas

Tradição das Festas Julinas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 13h18 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h37
Estudantes dançam quadrilha no campo de futebol do IFSULDEMINAS (Foto: Ascom)

"Arraiá do IF" reúne estudantes e servidores. Evento marca fim do período de festas julinas

A comunidade do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes promoveu, na tarde desta quinta-feira (27/07), uma Festa Julina para estudantes e servidores. “A preparação da festa exigiu de nós bastante tempo de dedicação. Conseguimos conciliar com as tarefas do dia a dia e com os projetos educacionais diários”, disse a coordenadora da festa, professora Carla Adriana Patronieri. “Foi um trabalho e exigiu muitos braços e união da comunidade”, completou a docente.

O evento foi sediado no campo de futebol do campus e contou com comidas e bebidas típicas, além de apresentação musical e a tradicional quadrilha. A dança foi organizada pela professora Sindynara Ferreira. De acordo com ela, 3 ensaios foram realizados para viabilizar a apresentação. “A quadrilha é um resgate cultural. Tudo o que lembramos da cultura dos moradores do campo, vamos apresentar nesta dança típica”, comentou Sindynara, enfatizando o comprometimento dos estudantes envolvidos na preparação da dança. “Começamos agora o segundo semestre, mas conseguimos preparar a festa”, acrescentou a professora.

Uma das estudantes que participaram da quadrilha foi Ana Júlia Leme, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária. Ela avaliou positivamente a organização do evento. “Foi uma experiência muito boa, uma energia muito boa. Todo mundo se conectou muito bem. Foi muito bem organizado”, apontou a jovem, natural da cidade de Pedra Bela (SP).

O ambiente foi decorado com bandeirinhas e barraquinhas, onde foram servidos bolos, paçocas de amendoim, cachorro quente e pipoca. Estruturas enfeitadas para o público tirar fotos também foram montadas. Esta foi a segunda edição do “Arraiá do IF”.

De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes. “Foi uma satisfação ver toda a comunidade unida. Todos se movimentaram em prol dos nossos estudantes. Foi oportunidade de crescimento institucional em torno de um movimento cultural bastante intenso”, avaliou o diretor.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)