Página inicial > Notícias > Agricultura e Meio Ambiente

Agricultura e Meio Ambiente

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2023, 14h06 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h36
Diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, recepciona participantes do Seminário (Foto: Ascom)

Seminário debate agricultura e preservação ambiental, no Centro de Procedimentos Ambientais

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes sediou o Seminário Créditos Ambientais na Agricultura do Sul de Minas. O evento ocorreu, sábado (15/07), no auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA).

“Hoje é um dia muito especial para todos nós. Estamos em um momento muito importante para a agricultura sustentável em geral. Tempo de valorização de boas práticas, disseminação de ações em prol da conservação e principalmente, união de pessoas com interesses em comum e coletivos, visando o futuro de nossa Terra e garantia de sobrevivência da Mãe Natureza”, comentou umas das organizadoras do Seminário, Marielle Rezende que também é engenheira ambiental e de segurança do trabalho.

O Seminário foi promovido por meio de uma parceria entre o Centro de Estudo e Difusão do Terceiro Setor (APTO), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, a Pró-Reitoria de Extensão, os Institutos Ambienta e Origem, a SISAM - Sistema de Serviços e Assessoria Ambiental, a Orgânicos Sul de Minas e a Escola Família Agrícola de Cruzília.

O período da manhã foi marcado pela cerimônia de abertura, quando os representantes das instituições parceiras puderam expor sobre a importância da Agricultura conciliada com a preservação ambiental.

A palestra “O papel dos agricultores na conservação ambiental e geração de créditos ambientais para a agricultura do Sul de Minas” foi desenvolvida pelo representante do Instituto Origem e Orgânicos Sul de Minas, Ramon Senra.

Um balanço Social e Ambiental e Créditos Ambientais na Agricultura foi esboçado pelo pesquisador Takashi Yamauchi. Com atuação no terceiro setor há mais de 40 anos, ele também é fundador de diversas instituições de grande relevância no Brasil, dentre elas o Centro de estudo e difusão do terceiro setor. Além disso, ele teve participação ativa como relator na ECO 92.

O Seminário terminou com a assinatura simbólica do termo de compromisso sobre os assuntos debatidos durante o evento.

Assista aqui à integra do Seminário.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)