Página inicial > Notícias > Ensinando tecnologia

Ensinando tecnologia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 13h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h09
Estudantes de escolas públicas participam de oficina de programação (Foto: Divulgação)

Alunos da rede estadual participam de oficinas de robótica e de programação ofertadas pelo campus

O projeto “Education 4.0 Challenge” de iniciativa do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes está em andamento em escolas públicas de Inconfidentes, Borda da Mata e Ouro Fino.

A finalidade é ofertar iniciação tecnológica para o desenvolvimento de ações de formação em programação e/ou robótica e/ou cultura maker para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública de ensino.

Serão ofertadas 20 horas de atividades por meio de oficinas onde serão apresentados conceitos e definições básicas e específicas para a utilização de técnicas de programação aplicada a projetos eletrônicos com exemplos práticos de pequenos projetos de robótica baseados na plataforma de prototipagem Arduino.

Atividades de montagem e programação de robôs com kits para alunos do 7º e 6º ano e atividades de como utilizar impressora D para criar modelos para projeto também serão oferecidas.

O projeto foi aprovado no Edital Setec/MEC 88/2022. A seleção contou com a submissão de mais de 90 propostas de todo o país, sendo três do IFSULDEMINAS.

O projeto “Education 4.0 Challenge” tem como coordenadora a professora Luciana Faria e conta com as participações de diversos professores de Informática do campus. O projeto foi contemplado com recursos financeiros de mais de R$ 81 mil. O valor é investido em forma de bolsas, insumos de apoio às atividades de iniciação tecnológica e material de consumo. “A execução do projeto levará mais oportunidades aos alunos das escolas públicas próximas ao Campus Inconfidentes”, explicou professora Luciana Faria. “A ideia da realização deste projeto surgiu pela oportunidade de estender os projetos realizados com os alunos do IFSULDEMINAS para a comunidade ao entorno de Inconfidentes, já que as mesmas possuem professores e infraestrutura mínima para a realização do projeto”, completou Luciana.

A partir de agosto serão oferecidas as oficinas para escolas estaduais da cidade de Ouro Fino e para as turmas de 6º e 7º ano da escola Felipe dos Santos, de Inconfidentes.

O projeto conta com a participação de 7 escolas públicas onde serão beneficiados aproximadamente 400 alunos.

O projeto viabiliza um conjunto de atividades que serão desenvolvidas para agregar conceitos e práticas da robótica e de programação estimulando ao pensar tecnológico e à superação de barreiras ao aprendizado tecnológico aos estudantes.

De acordo com a coordenadora, Luciana Faria, o projeto proposto promove à comunidade externa a oportunidade da melhoria do processo de aprendizagem, a inclusão digital, o interesse dos estudantes pela área das exatas e até mesmo ajudar na escolha do curso superior. “Além de despertar o interesse dos alunos para iniciação científica e a tecnologia”, acrescentou a docente.

As oficinas em Inconfidentes tiveram início em 05 de maio de 2023; em Borda da Mata e no distrito Sertãozinho os treinamentos iniciaram no dia 16 de junho. As oficinas da Escola Estadual Felipe dos Santos, para os alunos do 8º e 9º, encerram no último dia 06 de junho. Neste dia os alunos participaram de um campeonato interno.

Confira as imagens  (Fotos: Divulgação)