Página inicial > Notícias > Sarau "Vivências"

Sarau "Vivências"

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 13h34 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h09
Estudantes e servidores apresentam poesias e canções, no auditório da Fazenda-Escola (Foto: Ascom)

Sarau mobiliza estudantes e servidores para a expressão pela arte

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes promoveu, na quarta-feira (14/06), a 6ª edição do Sarau Vivências. Em 2023, o tema foi “Sarau Vivências: o que eu quero contar da minha história”.

O tema da edição deste ano simboliza a importância de materializar, por meio da arte, o registro de uma vida, da história que eu quero contar.

Mesmo com chuva, o público lotou o auditório da Fazenda-Escola. Aproximadamente 100 pessoas compareceram para experimentar o melhor do espírito artístico dos estudantes. Poemas, relatos, exposições, músicas e muita emoção tornaram inesquecível a tarde dos estudantes e servidores. Os estudantes também realizaram exposição de pinturas e trabalhos do projeto integrador “Jardinagem com Matemática”.

Sorteios de vários prêmios também foram realizados.

A ideia do projeto do “Sarau Vivências” surgiu em 2019. Este ano, após a pandemia da Covid, evidenciou-se a necessidade de ampliar na escola, o lugar de fala e de escuta.

Coordenado pelas professoras Carla Patronieri e Flaviane de Sousa, o Sarau contou com a colaboração das docentes Mariana Borges, Lívia Carolina Vieira, Beatriz Gomes, além da psicóloga Carla Pacheco.

De acordo com uma das organizadoras do sarau, professora Mariana Borges, a história, a arte, a expressão artística, a sensibilidade, a emoção, o afeto, podem provocar as mudanças necessárias neste mundo. “Que venham dias melhores! Deixo aqui, para reflexão, uma frase do livro Cartas para minha avó, de Djamila Ribeiro: ‘Sentiu-se plena, como se as asas agora não precisassem mais ser coladas; elas sempre estiveram ali aguardando o momento do voo”, discursou a educadora no final do evento.

O sarau foi espaço para os estudantes declamarem poemas de autoria própria, além de composição de autores consagrados da literatura.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)