Página inicial > Notícias > Visões Antagônicas

Visões Antagônicas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 14h23 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h08
Diretor-geral acolhe debatedores e público no auditório da CPA, na Fazenda-Escola (Foto:Ascom)

Críticas e conformidades ao Novo Ensino Médio marcam debate em Mesa Redonda

Cerca de 180 professores das redes federal, estadual e municipal da região participaram da Mesa Redonda “Novo Ensino Médio: Panoramas e Desafios”. Estudantes também integraram a plateia.

O evento ocorreu na noite de terça-feira (30/05) e lotou o auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), na Fazenda-Escola.

Organizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Inconfidentes e a Escola Estadual Felipe dos Santos, o espaço de debate teve por finalidade refletir sobre o atual cenário deste programa educacional, bem como ampliar horizontes das políticas públicas referentes a este momento da educação no país.

Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a meta do evento foi atingida com excelênica. “Estou radiante com o evento. Estou muito feliz. Estou com a sensação do dever cumprido em relação ao que foi planejado. A construção de argumentos foi muito robusta para entender o que é definido como o Novo Ensino Médio”, avaliou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando a pluralidade de posicionamentos sobre o tema. “Foi um debate muito respeitoso. Houve muita acolhida ao ponto de vista contraditório, ampliando a visão da plateia”, acrescentou o gestor.

A Mesa Redonda foi mediada pelo diretor da Escola Estadual Felipe dos Santos, professor Carlos Eduardo de Morais e contou com três debatedores: a Diretora Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre/MG, Rafaelly Gomes de Lima Silveira; o professor de Ciências Sociais do Instituto Federal de São Paulo, professor Mauro Sala; e o docente de História do IFSULDEMINAS – Campus Passos, Rodrigo Cardoso Soares de Araújo.

Visões Antagônicas

Convidados apresentam argumentações contrárias e favoráveis ao Novo Ensino Médio (Foto: Ascom)

“A minha visão é a visão do Estado de Minas”, esclareceu a professora Rafaelly Gomes de Lima durante a exposição da argumentação. “A formação continuada dos professores foi um grande desafio para implementar o Novo Ensino Médio. Alguns professores não têm habilitação e capacitação mas foram obrigados a assumir determinados componentes afins, por conta da legislação”, argumentou Rafaelly. “A escola onde professores vestem a camisa brilha”, completou a servidora do Estado, destacando a queda na evasão escolar nas instituições do Estado de Minas Gerais onde o Novo Ensino Médio foi introduzido. A Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre administra escolas do Estado de Minas Gerais em 30 municípios e 67 escolas, das quais 50 ofertam Ensino Médio, no Sul de Minas Gerais. Nove delas oferecem Ensino Médio em Tempo Integral.

Por outro lado, durante a reflexão, o professor do Instituto Federal de São Paulo, Mauro Sala, teceu críticas à legislação do Novo Ensino Médio. “O desafio é pensar não somente a restruturação do modelo curricular, mas o pressuposto do financiamento”, disse o professor, recordando que os investimentos em educação, no Brasil, não atingem 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Estamos diante de um novo ataque, desta vez do governo que muitos de nós apoiamos. Se chama ‘Arcabouço Fiscal’. Vai constranger os investimentos em educação”, alertou o docente.

A argumentação apresentada pelo professor Rodrigo Cardoso Soares de Araújo, do IFSULDEMINAS, corroborou a de Mauro Sala. “Não vejo viabilidade do Novo Ensino Médio trazer melhoras para a educação brasileira. O que precisamos é engajar pela imediata revogação do Novo Ensino Médio. É um grande atraso para a educação”, sentenciou o professor do Campus Passos, afirmando que o modelo anterior à Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, também apresentava dificuldades. “Afirmar isso não significa que o Ensino Médio anterior era maravilhoso e estávamos numa ‘Pasárgada’. Nada disso! A Medida Provisória do Novo Ensino Médio não poderia ser mais errada”, completou o pesquisador em educação.

No final da exposição dos convidados, o público apresentou perguntas.

Para assistir a íntegra da Mesa Redonda, clique aqui.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)