Página inicial > Notícias > JURA - 31 de maio

JURA - 31 de maio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 14h35 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 13h45

Campus integra programação da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, a Universidade Federal de Alfenas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas realizam, entre os dias 23 e 31 de maio, a 10ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). A partir do lema “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis”, a jornada busca promover diálogos e trocas de experiência sobre alimentação saudável, agroecologia, mudanças climáticas, a questão agrária e a luta pela democratização da terra, além de visitas guiadas, atividades culturais e feiras agroecológicas.

A programação da JURA na região

A programação da JURA do Sul de Minas Gerais iniciará na terça-feira, dia 23, na UNIFAL-MG - Campus Varginha. As atividades acontecem entre 7h45 e 11h45 e envolvem debates sobre Reforma Agrária e Regeneração Urbana, com a participação da integrante do MST, Tuíra Tule e dos professores da UNIFAL-MG, Lora Rodrigues e Tom Rodrigues; visita guiada ao Sistema Agroflorestal do Campus e Feira da Reforma Agrária.

No período da tarde do dia 23, as atividades seguem no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado, com Feira Agroecológica com produtos da Reforma Agrária, das 13h às 18h, ao lado do refeitório; mesa redonda “Do mato ao prato”, com a participação da nutricionista Drª Mariana Bragion e a mediação de Carlos Correa Junior do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), às 17h, no salão vermelho; e coffee break com culinária PANC, às 19h, ao lado do salão vermelho. As inscrições devem ser feitas durante o evento.

Na quarta-feira, dia 24, as JURAS acontecem na Sede Alfenas da UNIFAL-MG, com Feira da Reforma Agrária das 8h às 17h; oficina “A escravidão contemporânea no Brasil e os desafios para a sua erradicação no século XXI”, com a professora e mestra em geografia Glaucione Raimundo às 14h; roda de conversa “Reforma Agrária Popular e a experiência Cooperativista do MST” às 15h30; e apresentação cultural às 17h. No período da noite, às 19h, acontecerá a mesa redonda “A situação do trabalho análogo a escravidão na região do Sul de Minas Gerais” com a participação da procuradora do trabalho Dra. Letícia Moura; o auditor fiscal do trabalho Leandro Marinho; a representante do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Larissa Goulart; o representante do MST, Tiãozinho; e o representante da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG), Jorge Ferreira dos Santos.

As atividades na UNIFAL-MG - Sede Alfenas no período da tarde serão realizadas no Palquinho. A mesa redonda acontecerá de modo presencial, no Auditório Dr. João Leão de Faria, no Prédio PCA, e online, de forma integrada com o “Polo em Prosa”, série de encontros virtuais promovidos mensalmente pelo Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas.

A JURA continua na quinta-feira, dia 25, no Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS, com Feira Agroecológica com produtos da Reforma Agrária, das 15h às 21h, em frente ao Auditório; e o Bate-papo “Produção de alimentos de qualidade e Reforma Agrária”, das 19h às 21h, no Auditório. As inscrições devem ser feitas durante o evento.

Em Inconfidentes

A programação se encerra no Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS, na quarta-feira, dia 31 de mairo. Entre as atividades que serão realizadas na unidade estão: visita no setor de agroecologia às 14h; meditação guiada às 15h; 15h30 roda de conversa sobre "Reforma Agrária na Colômbia" com os intercambistas; coffee break e interação na Casa de Madeira às 16h; Período da noite: abertura e apresentações artísticas às 19h; e mesa redonda sobre Educação, Sustentabilidade e Reforma Agrária, às 20h. As inscrições vão até 29 de maio.

Inscreva-se clicando aqui

JURA INCONFIDENTES