Novo Curso Técnico
Campus Inconfidentes aprova criação de curso Técnico Integrado em Geoprocessamento
O Campus Inconfidentes aprovou, em assembleia, no início do mês de maio, a criação de um Curso Técnico em Geoprocessamento, integrado ao Ensino Médio. Serão abertas 35 vagas para o curso que será oferecido na modalidade presencial, com duração de 3 anos.
Segundo o professor da área de Agrimensura e Cartografia, Fábio Albarici, nos últimos 3 anos, houve uma demanda grande por informação rápida e precisa. “Então o setor de Agrimensura e Cartografia viu uma oportunidade de lançar no mercado este curso”, explicou o docente.
Para ingressar no curso, o candidato deverá passar por processo seletivo. As primeiras vagas serão abertas no processo seletivo do segundo semestre de 2023 para ingresso no início de 2024. O critério para concorrer é o candidato possuir Ensino Fundamental completo.
Além das disciplinas próprias do Ensino Médio, os alunos vão estudar matérias exclusivas do núcleo tecnológico como fundamentos de geodésia, cartografia, fotogametria, sistemas informações geográficas e processamento digital de imagem de observação da terra e cadastro técnico, além de estágio supervisionado de 60 horas.
Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, este curso atende a elevada procura na região. “Está voltado para o arranjo produtivo local e trabalha com o aspecto da inovação. Acima de tudo, irá inserir o egresso no mercado de trabalho”, avaliou o diretor, destacando o empenho dos professores da área para entregar um curso inovador. “Toda a equipe da área de Agrimensura e Cartografia se empenhou para a criação deste curso. O trabalho e o profissionalismo de cada um foram essenciais para darmos início a mais este curso no Campus Inconfidentes”, completou Luiz Flávio.
Com a aprovação deste curso, o Campus Inconfidentes passará a contar com seis Cursos Integrados ao Ensino Médio.
O aluno que concluir o curso sairá do IFSULDEMINAS habilitado Técnico em Geoprocessamento, capaz de elaborar produtos cartográficos a partir de imagens de satélite ou drone, por meio do uso de softwares.
Redes Sociais