"Ser mais": Educação Popular
Campus Inconfidentes dá início a projeto de alfabetização popular de adultos
Os professores Paula Inácio Coelho e Everaldo Ferreira iniciaram, no Campus Inconfidentes, a execução do projeto: "Ser Mais: Educação Popular”. A intenção é promover alfabetização de adultos.
As origens do projeto remontam às atividades de alfabetização de mulheres promovidas junto ao grupo MOÇAS (Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia), iniciadas em agosto de 2022. Com a ampliação da demanda, o projeto ganhou identidade própria, atendendo homens e mulheres e sendo renomeado para "Ser Mais: Educação Popular", no ano de 2023. As atividades iniciaram em fevereiro de 2023.
De acordo com uma das idealizadoras, professora Paula Inácio Coelho, o projeto está inserido no campo teórico, político e pedagógico da educação popular, de inspiração freireana, com foco na educação de adultos. “Dialoga, também, com o campo da assistência social, na perspectiva da inclusão social, cultural e emancipatória. Tem por objetivo proporcionar experiências educativas e inclusivas para homens e mulheres adultos, contempla a formação inicial em alfabetização e letramento, nos conteúdos curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental e o enriquecimento cultural, social e afetivo”, comentou a educadora.
A iniciativa conta com apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, por meio do Departamento de Assistência Social.
Professores explicam como funciona o projeto "Ser Mais". Assista ao vídeo
Atualmente 11 pessoas estão participando das aulas. “Todos os homens e mulheres adultos que tenham interesse em se alfabetizar e ou melhorar as suas habilidades de leitura, escrita e conhecimento matemático podem participar”, completou a professora Paula.
As aulas estão funcionando na Brinquedoteca, prédio que fica na Praça Tiradentes, todas às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30. “As atividades do projeto têm proporcionado ricos encontros entre os participantes, a partir de diálogos sobre temas de seus interesses, surge a motivação para a aquisição das habilidades de leitura e escrita. O grupo é frequente e bastante motivado”, avaliou a educadora. “Pretendemos ofertar o projeto continuamente, sempre que houver demanda”, concluiu Paula Inácio.
Redes Sociais