Cultura
Festival de Poesia do campus celebra 100 anos de Semana de Arte Moderna
Os professores da área de linguagens do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes promoveram na noite de quinta-feira (29/09) o 14º Festival de Poesia do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Depois de dois anos, o evento retornou presencialmente.
A edição deste ano prestou uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e, como lema foi escolhido uma frase do poeta Mário de Andrade que marcou o movimento artístico brasileiro: “Chegou a hora de realizar o Brasil”.
A professora Cristiane Cordeiro de Camargo, falecida no último dia 15 de setembro, apoiadora das manifestações artísticas do campus, recebeu uma homenagem por meio de um verso escrito por Cecília Meireles: “Não te aflijas com a pétala que voa: também é ser, deixar de ser assim”, leu o professor Everaldo Ferreira.
Treze poemas concorreram na categoria autoria e 3 disputaram na categoria interpretação. As obras passaram pelo crivo de um corpo de jurados formados por 3 convidados: o cartunista Luciano Fuzari; a professora de língua portuguesa, Marília Natália Bueno; e o diretor teatral, Adolfo Barreto.
Um vídeo, elaborado pela Professora Cíntia Zorattini, sobre a Semana de Arte Moderna, foi projetado e o professor, José Hugo de Oliveira interpretou uma canção. Logo depois o público conheceu os vencedores.
Categoria Interpretação:
1º lugar: Braion Henrique Alves Miranda dos Santos (1º ano do curso técnico em Meio Ambiente)
2º lugar: Joelma Adriana Marcelino de Moura (Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica)
3ª lugar: Guilherme Coelho Araújo (3º ano do curso técnico em Informática)
Categoria Autoria:
1º lugar: Milena Santos Cardoso (2º ano do curso técnico em Agropecuária)
2º lugar: Pietro Estevan (1º ano curso técnico em Alimentos)
3º lugar: Francisco de Sales Simões Filho (3º ano do curso técnico em Agrimensura)
De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o 14º Festival de Poesias é um espaço de expressão da potência criativa da instituição, por isso precisa ser incentivada. “Onde existe arte, existe capacidade criativa. A educação deve conduzir os alunos para serem capazes de criar realidades novas pela reflexão. Quem é capaz de tirar belas mensagens de dentro de si é por que o seu interior está repleto de conteúdo. É isso que a educação deve fazer”, comentou o diretor, destacando o trabalho da equipe organizadora. “Parabenizo todos os envolvidos pela beleza do evento. Foi uma noite para encher nossos ouvidos e corações com as melhores e mais bonitas mensagens”, concluiu Luiz Flávio.
Confira as imagens (Fotos: Alex Bueno)
Redes Sociais