Página inicial > Notícias > Medalha de Ouro

Medalha de Ouro

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 09h08 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 16h13
Equipe do Campus Inconfidentes recebe premiação, em Jundiaí (SP).

Equipe do Campus Inconfidentes é campeã da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Os estudantes do 3º ano "C", do Curso Técnico em Agropecuária, Alane Gouvêa Alexandre, André Luis Massoni e Denis José Costa de Mira, do Campus Inconfidentes, conquistaram Medalha de Ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada neste final de semana, em Jundiaí (SP). “A minha experiência foi inesquecível. Poder colocar em prática tudo que aprendi ao longo do curso e conhecer novos técnicos de todo o Brasil e de outros países e as diferentes realidades de outros estados, e sair de lá como a melhor equipe do país foi muito gratificante”, disse o aluno Denis José.

Os alunos concorreram com outras 44 equipes da modalidade ensino técnico integrado ou concomitante, vindas de diferentes estados do Brasil e de países da América Latina como Uruguai, Argentina e Paraguai.

A fase presencial da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) começou na noite de quarta-feira (07/09) e se estendeu até sábado (10/09). Durante os dias de competição, os alunos foram desafiados a cumprir uma prova teórica, com 10 questões objetivas e duas questões abertas. Na sequência foram para as provas práticas que envolveram conhecimentos nas áreas de inseminação artificial, levantamento topográfico planialtimétrico e regulagem de implementos agrícolas, como semeadora e adubadora.

Todas as provas, exceto a prova presencial teórica, são realizadas pela equipe, que juntas precisam tomar as decisões acertadas, semelhantes aquelas que vão enfrentar no dia a dia do trabalho no campo.

Mais medalhas

Dênis José da Costa Mira ganha premiação por melhor nota individual, em prova teórica.(Foto: OBAP)

Mas o Campus Inconfidentes conquistou ainda outras medalhas. O aluno Dênis José Costa de Mira foi campeão com a melhor nota individual da prova teórica. “Devo muito o meu desempenho aos meus professores que me ensinaram e auxiliaram em tudo que sei hoje, e também por já estar envolvido na agropecuária desde pequeno o que também me tornou e sempre me tornará um ótimo técnico agropecuária. Ficar em primeiro lugar na premiação individual foi incrível, fruto de tudo o que aprendi”, comentou o estudante morador do bairro rural Boa Vista da Adelaide, em Inconfidentes.

Outra equipe, coordenada pelo professor Gusthavo Ribeiro Vaz da Costa, ganhou medalha de bronze, na 13ª posição.

Equipe do campus também conquistou medalha de bronze.

Ainda de acordo com o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, o evento foi uma oportunidade para os alunos poderem demonstrar seus conhecimentos técnicos obtidos ao longo do curso, mediante a resolução de questões diversificadas, tanto teóricas quanto práticas. “É um marco para o aluno conseguir se classificar para a etapa presencial, e outro maior ainda poder voltar para casa com uma medalha ou troféu”, concluiu André Lema.

A OBAP

A edição de 2022 obteve recorde no número de inscrições. Foram 3.100 estudantes inscritos na primeira fase, a virtual. Na fase presencial, a competição recebeu os 236 finalistas, vindos de 15 estados do Brasil e de países da América Latina.

As 59 equipes, formadas por um orientador e três estudantes de cursos integrados e subsequentes ao Ensino Médio, foram recepcionadas durante a cerimônia de abertura, realizada no tradicional Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), e contou com a presença de representantes da área da educação e do poder público municipal local.

A OBAP é uma competição científica anual realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011, com o objetivo de estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos ligados à Agropecuária e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.

Confira as fotos do evento