Página inicial > Notícias > Parlamento Jovem

Parlamento Jovem

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 07h22 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h12
Estudantes da região participam de dinâmica no pátio do Centro de Procedimentos Ambientais. (Foto: Robson Teles)

Alunos da região se encontram no Campus Inconfidentes para debater "Saúde Mental"

Mais de 120 jovens do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, de sete cidades da região, participaram do Fórum Regional da Cidadania e da Juventude promovido pelo Campus Inconfidentes e pela Coordenadoria Regional do Parlamento Jovem da Conexão Sul.

O evento ocorreu no auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) e reuniu, no dia 19 de maio, alunos e vereadores dos municípios de Ouro Fino, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, Andradas, Silvianópolis, Poço Fundo e Carvalhópolis. “O evento proporcionou o cumprimento da missão do IFSULDEMINAS, de formação dos cidadãos e de desenvolvimento do Sul de Minas Gerais. Foi muito bom partilhar o nosso campus com jovens dispostos a transformarem o mundo num lugar melhor para todos”, avaliou uma das organizadoras do Fórum, professora Lívia Carolina Vieira.

Participantes do projeto Parlamento Jovem debateram sobre “Saúde Mental dos Jovens”. Esse assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio participantes do projeto, em votação remota realizada no mês de setembro de 2021.

A programação do evento contou com intervenções a partir das artes, palestra sobre “Comunicação não Violenta”, dinâmica e capacitação sobre a Constituição Federal.

Os alunos que integram as ações promovidas pela Casa das Artes do IFSULDEMINAS, coordenada pela professora Carla Patronieri, também marcaram presença. Eles apresentaram o Exercício Cênico “Retratos de Drummond” a partir dos livros Antologia Poética, Rosa do Povo e Sentimento do Mundo. “O Exercício Cênico serve para análise da performance teatral, como dicção e postura no palco”, explicou o aluno Leandro Bernardes, integrante do grupo.

O Parlamento Jovem de Minas tem 19 anos de história. Foi criado em 2004 como iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A finalidade é ser espaço para a formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, além de criar a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

De acordo com o Coordenador Regional do Parlamento Jovem da Conexão Sul, Adolfo Barreto, o projeto oferece base para os jovens compreenderem a Política, para além do partidarismo. “Buscamos a atuação deles na sociedade de maneira crítica, para buscar no lugar certo a solução para os problemas da comunidade”, explicou Adolfo, enfatizando o projeto como espaço para participação voluntária dos alunos. “A partir daí, o projeto chegou ao interior’, acrescentou o Coordenador Regional.

O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, participou da abertura do Fórum e destacou a necessidade da participação dos jovens na definição das políticas públicas. “Sei que vocês têm uma responsabilidade grande em apresentar sugestões de políticas públicas para os deputados mineiros. Espero que neste encontro saiam muitas alternativas para políticas voltadas para os jovens”, discursou o diretor.

Confira as imagens (Fotos: Robson Teles)