Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dia da Cultura
Início do conteúdo da página
Notícias

Dia da Cultura

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 07h45 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h13
Alunos do Campus Inconfidentes apresentam poesias no espaço externo da Casa das Artes.
Alunos do Campus Inconfidentes apresentam poesias no espaço externo da Casa das Artes.

Com o tema  "Vivências: (re)significar e (re)existir", Campus Inconfidentes promove 5º Sarau

Para comemorar o Dia da Cultura, instituído pela Reitoria do IFSULDEMINAS para ser celebrado no dia 11 de maio, o Campus Inconfidentes promoveu o 5º Sarau “Vivências: (re)significar e (re)existir".

O evento aconteceu na noite do dia 10 de maio, no espaço externo da Casa das Artes e contou com uma plateia de mais de 100 pessoas. “A ideia do Sarau Vivências surgiu após alguns estudantes do campus participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa e produzirem documentários cujo tema era ‘O lugar onde vivo’”, explicou a professora Carla Patronieri, idealizadora do Sarau.

Em 2019, o Campus Inconfidentes promoveu o primeiro Sarau na Casa das Artes. “Foi uma noite emocionante com várias apresentações artísticas, relatos e lágrimas. A emoção tomou conta da gente. Percebemos que momentos de partilha precisavam ocorrer com mais frequência, e que, aqui, em nossa Casa das Artes, seria uma oportunidade para falar e ser ouvido”, acrescentou Carla.

Com o início da pandemia, em 2020, os encontros presenciais para a apresentação do Sarau foram interrompidos. “Mas nos atrevemos e organizamos, de forma on-line, vários eventos culturais e, assim, realizamos o nosso II Sarau. Já em 2021, dois saraus e outros eventos da Casa tornaram as nossas noites mais leves e alegres. Agora, finalmente, estamos aqui, em nossa Casa das Artes, o nosso lugar de fala e escuta”, reiterou Patronieri.

O 5º Sarau teve início com a poesia de autoria de Helena Kolody, um dos nomes mais importantes da poesia do Paraná : “O dom de ouvir”.

Durante o espetáculo a plateia pode assistir ao exercício cênico “Retratos de Drummond” interpretado pelos membros do Grupo de Teatro Arte Federal. Outros poemas e canções também foram interpretados por alunos e servidores.

Segundo o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, tanto a retomada presencial do Sarau, quanto a realização do evento de maneira virtual representam o vigor artístico da instituição. “Mesmo na pandemia, nossos professores se empenharam pela promoção deste evento. Agora, com a retomada presencial, o Sarau indica de maneira ainda mais vibrante o potencial e o vigor artístico de nosso campus. É necessário fomentar a arte como espaço de manifestação e liberdade”, comentou o diretor-geral.

Confira as imagens:


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página