Página inicial > Notícias > Robótica para crianças

Robótica para crianças

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 09h02 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 09h00
Estudantes da rede pública municipal frequentam laboratório móvel de robótica, estacionado na Praça Tiradentes.

Caminhão “Lab Maker”, do IFSULDEMINAS, traz conhecimento para crianças de Inconfidentes

O mundo da robótica está ao alcance das crianças de Inconfidentes. O caminhão “Lab Maker Móvel”, um projeto da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, do IFSULDEMINAS, e do programa “Capacita Sul de Minas”, está estacionado na Praça Tiradentes, no centro da cidade.

Serão quatro dias de oficina de Introdução à robótica. O objetivo é produzir conhecimentos de informática e inovação para crianças e adolescentes do município.“Ensinamos a eles o que o arduíno, uma placa eletrônica, é capaz de fazer tanto na parte de tecnologia, quanto de ‘Internet das Coisas’. Eles também têm contato com linguagem de programação e eletrônica”, contou um dos instrutores do caminhão, professor Helder Luiz Palmieri, que leciona Informática, no Campus Inconfidentes.

O caminhão é um laboratório que contém notebooks, TV, projetor, kits de Arduíno, kit lego, impressora 3D, scanner 3D e outras ferramentas. Por onde passa, o caminhão atende cerca de 96 alunos. Podem frequentar os cursos de robótica, as crianças e os jovens a partir de 7 anos.

A prefeitura de Inconfidentes, por meio do Departamento de Assistência Social, fez a triagem dos participantes. Além dos alunos do Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi, crianças em situação de vulnerabilidade social também foram escaladas para o curso no “Lab Maker Móvel”.

O Educador Social do CRAS, Luiz Gustavo Barbosa da Silva acompanha os alunos. De acordo com ele, a experiência desperta curiosidade nas crianças e adolescentes. “Muitos estão tendo a primeira oportunidade de convivência com o computador. Eles percebem que conseguem fazer um comando. Está sendo uma experiência tocante”, comentou.

O caminhão “Lab Maker Móvel” ficará em Inconfidentes de terça-feira (29/03) até sexta-feira (01/04). Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a iniciativa é um espaço de difusão do conhecimento. “A missão do IFSULDEMINAS é fomentar o conhecimento. Este laboratório móvel é um incentivo para a formação de futuros pesquisadores”, avaliou Luiz Flávio.

Na próxima semana, o equipamento estará em Conceição do Rio Verde. A agenda continua neste primeiro semestre, quando nos dias 25 a 29 de abril, o caminhão estacionará em Jacutinga. No mês de maio será a vez de Poços de Caldas receber o laboratório móvel (2 a 6 de maio) e de 9 a 13 de maio será a vez do município de Eloi Mendes. Em junho, o caminhão chega em Cambuí e em Monte Santo de Minas. "Queremos levar inovação para crianças e jovens dos municípios do sul de minas", explicou a responsável pela Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), do Instituto Federal do Sul de Minas, Cristina Lúcia Janini Lopes.

Confira as imagens: