Página inicial > Notícias > Tecnologia no Restaurante

Tecnologia no Restaurante

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 11h10 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h13
Para ter acesso às refeições, estudantes do campus precisam se cadastrar.

Campus implanta Ticket Virtual para controle de acesso ao Restaurante Estudantil

O direito de acesso ao Restaurante Estudantil do Campus Inconfidentes está agora na tela do celular de alunos, servidores e visitantes. O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes implantou, no Restaurante Estudantil, um sistema de gestão de acesso, por meio do ticket digital. A Inovação está funcionando desde o início das aulas presenciais, no último dia 14 de março.

Os usuários, como alunos e servidores, podem gerar o ticket digital na plataforma. O sistema permite a elaboração de QR Code que funciona como um código de barras facilmente escaneado nos telefones celulares equipados com câmera. Atualmente mais de 2400 usuários estão cadastrados no sistema.

Alunos do Campus Inconfidentes durante o almoço.

O trabalho de implantação da ferramenta foi coordenado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Campus Inconfidentes, inspirado na iniciativa do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. “O anseio é que o campus tivesse um sistema de controle de acesso ao Restaurante Estudantil. Estudamos diversas possibilidades e fizemos diversos testes antes de chegar ao modelo que deu certo”, explicou o Coordenador do NTI, Gilcimar Dalló.

O sistema digital apresenta informações como o nome e o saldo de cada usuário do Restaurante Estudantil, além de ser uma ferramenta de controle de caixa da Cooperativa, órgão responsável pelas vendas dos tickets digitais.

De acordo com a nutricionista e responsável pela gestão do Restaurante, Magda Maria Pereira, a importância da inovação é a exatidão dos dados. “Em 2021 tivemos uma auditoria da CGU. Estes dados são importantes para prestação de contas e para determinar compras anuais. Conseguimos o controle do número exato de refeições”, comentou Magda.

O Restaurante Estudantil oferta cerca de 1200 refeições por dia, como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O valor dos tickets virtuais se encontra na Portaria nº83/2022.