Página inicial > Notícias > Dia Histórico

Dia Histórico

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 09h52 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h13
Estudantes se encontram em frente ao Prédio Principal para início das atividades presenciais.

Mais de 2 mil alunos retornam para início das aulas presenciais, depois do isolamento da pandemia

Os estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes estão de volta às aulas presenciais, depois de 2 anos de atividades remotas decorrentes do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Ao todo, são mais de 2 mil alunos na modalidade presencial no campus, entre estudantes dos Cursos Técnicos e Superiores.

A partir desta segunda-feira (14), os estudantes retornarão ao uso das salas de aulas, laboratórios, alojamentos e restaurante estudantil. “Estamos tomando todas as medidas de segurança. Vamos seguir rigorosamente os protocolos para se evitar qualquer risco de contaminação pela Covid-19”, explicou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando a responsabilidade da instituição com a segurança dos estudantes dentro a escola. “Nossa responsabilidade é cuidar dos alunos no interior dos ambientes institucionais. As medidas de segurança fora do campus competem a cada aluno e a cada família”, completou o gestor.

Para garantir a segurança dos estudantes, o Campus Inconfidentes se preparou para recebê-los por meio de elaboração de Estratégias e Recomendações para o Enfrentamento da COVID-19. Ações práticas, como a confecção de cartazes contendo orientações e fixados em diversos pontos do campus, também integram a iniciativa. Dentre as orientações, está a exigência do uso de máscaras. “Faço um apelo aos estudantes: quem ainda não se vacinou procure se imunizar”, disse a professora e presidente do Comitê de Bio Segurança do campus, Mara Ávila, durante a palestra de recepção dos estudantes.

O primeiro dia de atividades presenciais foi marcado por visitas guiadas às dependências do campus. Além disso, a equipe de gestão reuniu os alunos no pátio do prédio principal para apresentar orientações e apresentar as equipes de trabalho.

A jovem Beatriz do Couto Doná está matriculada no 1º ano do Curso Técnico em Alimentos. No primeiro dia de aula, ela demonstrou-se otimista com a nova etapa. “Estou bastante entusiasmada com o início do curso. Quero aprender muita coisa e prosseguir neste caminho”, contou a estudante, moradora de Inconfidentes (MG).

No período da tarde, os alunos participarão de atividades de divulgação de projetos extra salas de aulas desenvolvidas pela Casa das Artes, Esportes, Fanfarra e “Agito no Campus”. Haverá também um stand da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE) para a entrega de camisetas de uniforme aos estudantes do ensino técnico integrado ao médio.

O aluno do Curso Técnico em Informática, Amário Felipe Portela Moreira, está voltando ao Campus Inconfidentes para concluir o 3º ano. Ele ingressou no IFSULDEMINAS em 2018 e decidiu parar o curso porque não conseguiu acompanhar o aprendizado à distância. “Para mim foi muito difícil estudar online. O aprendizado é muito mais demorado. No presencial, os professores suprem suas dúvidas. O Ensino Técnico presencial é a melhor forma de aprender”, explicou o estudante natural de Ouro Fino (MG), segundo o qual, agora vai conseguir concluir o curso. Esta também é a opinião da aluna do curso técnico em Meio Ambiente, Letícia Maria de Moura. “O ensino presencial é muito melhor. Em casa é muita distração. Aqui eu consigo focar mais e participar dos grupos de estudos”, comentou a estudante, moradora de Pouso Alegre.

Para o professor do curso Técnico em Meio Ambiente e de Licenciatura em Biologia, Wallace Ribeiro Correa, esta segunda-feira foi histórica. “Este dia significa superação e união de todos. É um marco para a história da humanidade. Passamos por algo que ninguém imaginaria. Hoje é um renascer. É uma Páscoa para o nosso campus”, comemorou o docente.

Atendimento psicológico

Para favorecer a superação das dificuldades do retorno presencial, o Campus Inconfidentes oferece acompanhamento psicológico para os alunos. A psicóloga Carla Pacheco explicou a importância de enfrentar esta nova realidade entendendo os sentimentos gerados com a retomada da presencialidade. “O retorno gera muita ansiedade, empolgação ou euforia. Cada um pode reagir de maneira diferente. Este processo é natural. Não podemos abrir mão do vínculo social. Não podemos ter medo de se aproximar das pessoas. Precisamos apostar na tentativa de aproximação das pessoas e sair do isolamento, fazer o caminho de volta da aproximação”, disse a psicóloga do campus. “Ficamos fisicamente distantes e isto preciso ser acompanhado, agora com olho no olho e estabelecer relações de confiança”, conclui Carla.

Quem necessitar de orientação psicológica, pode procurar as salas da equipe da Coordenadoria de Assistência ao Educando, que funcionam tanto no prédio principal, quanto na Fazenda Escola.

Confira as imagens