Página inicial > Notícias > Medição de Chuva

Medição de Chuva

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 10h42 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h13
Angela Maria de Souza é a responsável por coletar e registrar o volume de chuva, em Inconfidentes.

Agência Nacional de Águas instala equipamentos atmosféricos na Fazenda Escola

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instalou novos equipamentos de mediação de volume de chuva, na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS.

Uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD ), do tipo pluviométrica, e um pluviômetro convencional são os responsáveis por registrar o volume pluviométrico, em Inconfidentes, e foram instalados próximos ao Bloco Pedagógico IV.

A Plataforma de Coleta de Dados armazena a quantidade de chuva, umidade relativa, temperatura e pressão atmosférica. Os dados são armazenados a cada 15 minutos, porém, se houver um evento de chuva a coleta passa a ser instantânea. O pluviômetro convencional armazena a chuva e uma pessoa responsável, chamada de observadora, faz a leitura e o registro dos dados.

As informações são armazenadas em um datalogger, o técnico de campo visita a estação a cada trimestre e faz o download dos dados.

Há 20 anos, Angela Maria de Souza exerce o trabalho de observadora desses fenômenos naturais, em Inconfidentes. Ela coleta e registra o volume de chuva precipitado sobre a cidade. “No começo, meu pai era o responsável por este trabalho. Mas um dia, ele me convidou para assumir esta tarefa no lugar dele. Gosto muito desta missão”, comentou Angela Maria, enquanto transcrevia as informações em uma caderneta. Ao final de cada mês, ela envia os dados coletados para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, cuja missão é gerar e disseminar conhecimento geocientífico e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil.

Confira as imagens