Página inicial > Notícias > Boas-vindas

Boas-vindas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 21h20 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h10
Alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm primeira aula presencial, desde março de 2020.

Depois de 1 ano e 8 meses, campus recebe primeiros alunos para atividades presenciais

Depois de 1 ano e 8 meses de atividades remotas, em decorrência da Pandemia do Coronavírus, o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes começou a receber os estudantes para aulas práticas presenciais.

A equipe da direção geral deu as boas-vindas para os alunos do 6º período de Licenciatura em Biologia, os primeiros alunos a retornar para o Campus Inconfidentes, na noite desta quinta-feira (02/12). “Esperei muito por este momento. Enquanto vocês estavam estudando a distância, nosso campus não parou para deixar tudo pronto para recebê-los de volta. Hoje chegou este dia”, disse, emocionado, o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes. “Teremos que coexistir com o vírus e tomarmos todas as medidas previstas no protocolo para a nossa segurança”, alertou o gestor.

Desde março de 2020, diversos servidores, colaboradores e alunos mantêm-se em trabalho e aulas remotas para evitar os riscos de contaminação com o vírus. “Nossa estratégia é um retorno gradual e planejado. Nossa preocupação maior é fazer tudo corretamente, sem atropelos, seguindo os protocolos necessários para garantirmos a segurança e a saúde da comunidade escolar”, completou o diretor-geral.

A primeira aula que marcou o retorno foi de Fisiologia Vegetal dada pelo professor Wallace Ribeiro Correa. Ele apresentou explicações sobre o crescimento de plantas “in vitro”. De acordo com o docente, o tempo de distanciamento foi marcado por dificuldades na sociedade. “Muitos viveram dificuldades de saúde, dificuldades financeiras. Mas nós estamos aqui, apesar de tanta dor de tantas pessoas. Estou feliz por podermos estar aqui”, motivou o professor, dirigindo-se aos estudantes reunidos no Laboratório de Fisiologia Vegetal, na Fazenda Escola.

Um dos estudantes da primeira turma recebida para as aulas presenciais foi Diego Ramos de Lima. Segundo ele, o estudo a distância foi difícil. “Senti falta da proximidade com os professores. A dificuldade com a Internet, no início, foi muito difícil”, recordou o estudante, natural de Ouro Fino (MG). “O retorno é muito importante pela facilidade de acesso aos professores, como, por exemplo, tirar as dúvidas pessoalmente com os docentes”, comemorou o estudante, enfatizando que as aulas se tornam mais interessantes na forma presencial.

Treinamento dos servidores

Com a finalidade de orientar os servidores quanto ao comportamento e hábitos a serem adquiridos nos trabalhos presenciais, a Equipe de Saúde do campus está promovendo palestras de orientação sobre a importância da adoção de medidas de segurança com o retorno dos alunos ao campus para a realização de atividades práticas. “A equipe está enfatizando a importância das medidas de segurança para segurança de todos, como distanciamento, higienização frequente das mãos e uso obrigatório de máscaras dentro da instituição”, explicou a presidente do Comitê de Biosegurança do campus, professora Mara Aparecida Pereira de Ávila.

A iniciativa foi aplicada na quarta (01/12) e quinta-feira (02/12), quando servidores, colaboradores e estagiários alocados na Fazenda Escola e no Prédio Principal receberam os treinamentos para a continuidade das práticas de segurança previstas nos protocolos indicados pelas autoridades de saúde.

Plano de Ação Pedagógica e Administrativa

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes publicou, na sexta-feira (12/11), a Portaria contendo o Plano de Ação Pedagógica e Administrativa (PAPA), com a finalidade de apresentar o planejamento das ações para a retomada gradual das atividades letivas presenciais no IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes.

Portaria Normativa nº 267/2021

Confira as imagens: