Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Agroecologia
Início do conteúdo da página
Notícias

Agroecologia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 08h53 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h11
Grupo de Estudos reúne comunidade, na "Casa de Madeira", para atividades agroecológicas. (Foto: Robson Teles)
Grupo de Estudos reúne comunidade, na "Casa de Madeira", para atividades agroecológicas. (Foto: Robson Teles)

Grupo de Estudos promove atividades educativas destinadas à comunidade de Inconfidentes

O Grupo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo (NEA Raiz do Campo) promoveu uma tarde de encontro com a comunidade, com atividades desenvolvidas para crianças e adultos. A “Oficina de Plantio” foi realizada, na terça-feira (26), em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.

Uma atividade lúdica, “Caça ao Tesouro”, foi destinada às crianças. Com auxílio de um mapa desenvolvido exclusivamente para a atividade, elas foram estimuladas a encontrar o tesouro a partir de pistas ao longo de um percurso pela fazenda do Campus Inconfidentes. A caminhada as conduziu ao Setor de Agroecologia. No destino, encontraram o “tesouro” formado por sementes crioulas, mudas de manjericão e uvas-passa. As crianças realizaram também plantio no jardim.

Para os adultos, a Oficina propiciou um momento de aprendizagem coletiva sobre as técnicas agroecológicas em uma Área de Sistema Agroflorestal (SAFs).

Os organizadores fizeram uma breve explanação sobre as SAFs, destacando as espécies plantadas, cobertura vegetal, adubação verde e relações ecológicas do sistema.

Os participantes foram divididos em grupos e, com as ferramentas, receberam todas as recomendações de como percorrer a área. Em seguida realizaram o plantio de árvores frutíferas, lenhosas e outras espécies companheiras, doadas pelo Viveiro, pelo Ervanário e produzidas pelo Setor de Agroecologia do campus.

“Com o intuito de aproximar a comunidade do Setor de Agroecologia, o evento possibilitou a vivência de uma atividade mediada, que despertou um olhar diferente sobre o espaço, uma visão integradora de teoria e prática, além da experiência de participar de um encontro seguindo-se os protocolos básicos de segurança em relação à COVID-19, já que o uso de máscara, álcool em gel e outros cuidados foram itens obrigatórios”, explicou a membro do NEA, Syara Bravo de Noronha.

De acordo com Syara, os participantes da Oficina de Plantio manifestaram satisfação com a ação e o resultado positivo motivou os membros do NEA Raiz do Campo a organizarem uma agenda para a promoção de oficinas periódicas, com temáticas distintas em talhões diferentes do Setor. “É uma forma de continuar aproximando a comunidade com ações qualificadas, integradoras e complementares”, finalizou Syara.

Confira as imagens (Fotos: Robson Teles):


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página