Página inicial > Notícias > "Saúde Itinerante"

"Saúde Itinerante"

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h48 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h11
População aguarda atendimento na Fazenda Escola. (Foto: Robson Teles)

Fazenda sedia evento de saúde. Atividades integram campanha do "Outubro Rosa" e "Novembro Azul"

A Fazenda Escola do Campus Inconfidentes sediou, na quinta-feira (21) e domingo (24), o evento “Saúde Itinerante”. Um caminhão do Senar/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ficou estacionado na fazenda para receber a população, a fim de realizar exames preventivos à saúde do homem e da mulher.

O evento integrou as atividades da campanha “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, quando as entidades de saúde do país se mobilizam para a prevenção ao câncer de mama, de colo de útero e de próstata.

Os homens puderam realizar exames de PSA. Os resultados desta análise podem indicar alterações na próstata. Além disso, um urologista esteve à disposição para orientações dos pacientes sobre as medidas de prevenção ao câncer desta glândula masculina. No total, foram atendidos 71 homens.

As mulheres, por sua vez, puderam realizar Papa Nicolau e mamografia, em um aparelho instalado no caminhão. Cerca de 80 mulheres compareceram para os procedimentos. A enfermaria da Fazenda Escola também serviu para acolher os pacientes.

O programa “Saúde Itinerante” foi viabilizado por uma parceria entre o Campus Inconfidentes, o Senar/MG, as Prefeituras Municipais de Inconfidentes e de Ouro Fino, a Fundação Carlos Silvério da Rocha e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino.

De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a promoção do evento fortaleceu a união entre os entes administrativos envolvidos. “Nosso foco foi promover uma atividade de extensão direcionada para a população como um todo. Fiquei muito contente, uma vez que nossos servidores também foram atendidos”, avaliou o diretor.