Página inicial > Notícias > Dia Nacional da Matemática

Dia Nacional da Matemática

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 17 de Maio de 2021, 07h40 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 07h15
Alunos assistem filmes com enredos ligados à matemática (Foto: Divulgação)

Licenciatura em Matemática promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática de Inconfidentes dedicou a primeira semana do mês de maio para a realização de uma série de lives para a comemoração ao Dia Nacional da Matemática.

Essa data, comemorada em 06 de maio, foi escolhida nacionalmente, em homenagem ao professor Júlio Cesar de Mello, mais conhecido como Malba Tahan. A obra mais célebre de Malba Tahan é intitulada como "O Homem que Calculava" e é conhecida mundialmente, sendo traduzida para diversos idiomas.

As lives trataram da carreira profissional do profissional de Matemática, oportunidades de pós-graduação, pesquisa científica e uso de tecnologias no ensino.

Alunos e professores participaram ainda, como ouvintes, da II Malbatemática Digital, produzida e realizada pelo Grupo de Pesquisas GEPEMAI-PSIEM da Faculdade de Educação da Unicamp.

Também como parte da comemoração do dia Nacional da Matemática, os estudantes do programa PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, Núcleo Matemática do Campus Inconfidentes, executaram diversas atividades com os alunos atendidos pelo programa, na Escola Estadual Secretário Olinto Orsini, em Bueno Brandão (MG).Sob supervisão dos professores da rede estadual, Karine de Deus e João Paulo Bueno, eles desenvolveram materiais de apoio aos conteúdos estudados e divulgação científica da Matemática.Uma das mídias produzidas pelo grupo pode ser acessada aqui.

Os alunos assistiram e discutiram filmes com enredos que tratam da Matemática junto a seus familiares.

Os materiais produzidos pelos licenciandos podem ser acompanhados pelo instagram do programa: @pibid_inconfidentes_mat.