Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Natal Sem Fome
Início do conteúdo da página
Notícias

Natal Sem Fome

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 09h13 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 08h29

Campanha arrecada mais de 800kg de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias carentes

 

Assista à reportagem

A Campanha Natal Sem Fome promovida pelo Campus Inconfidentes, Paróquia São Geraldo Majela, Igreja Presbiteriana e Associação Ação da Cidadania do Sul de Minas mobilizou os moradores da cidade e dos bairros rurais em torno da solidariedade.

Na manhã de sábado (12/12), servidores e colaboradores do IFSULDEMINAS foram às ruas da cidade para arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos para cerca de 130 famílias da cidade em situação de vulnerabilidade alimentar.

A Campanha Natal Sem Fome em Inconfidentes conseguiu arrecadar mais de 800 quilos de alimento não perecível, como arroz, feijão, açúcar e macarrão. “O que eu tenho, eu reparto com os outros. Fico muito feliz em poder ajudar”, disse a dona de casa Elzi Sarapu Máximo, ao entregar um quilo de alimento para os voluntários quando a comitiva passava próximo à residência.

Peregrinos do Caminho da Fé, da Prece e de Nhá Chica que passaram por Inconfidentes, além de servidores que estão em trabalho remoto, também colaboraram. Eles depositaram em conta bancária o valor de cerca de R$ 1500,00 revertidos em compra de alimento.

Para o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, com esta mobilização, o IFSULDEMINAS, cumpre a sua função social de inserção na vida da comunidade. “Sabemos que diversas famílias do município estão regularmente cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e necessitam de uma alimentação saudável. O campus se insere no contexto social, podendo deixar um Natal mais justo e mais humano para essas famílias”, comentou o diretor.

Retrato da pobreza em Inconfidentes

De acordo com dados do Governo Federal, hoje Inconfidentes tem 976 famílias registradas no Cadastro Único para receber algum tipo de Auxílio do Governo. Dessas, 131 têm renda per capita de até R$ 89,00. Ou seja, cada pessoa dessas famílias sobrevive com este valor, mensalmente. É o retrato da pobreza em Inconfidentes. Essas famílias vivem em situação de extrema pobreza.

Início da Campanha

A Ação Solidária "Natal Sem Fome" foi criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Inicialmente, o objetivo era arrecadar apenas alimentos não perecíveis para garantir que as famílias abaixo da linha de pobreza tivessem uma refeição digna para comer no dia de Natal. A ação é considerada uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil e já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem um Natal digno.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página