Página inicial > Notícias > No campus

No campus

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 08h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 08h31
Professores da área de agrimensura participaram de curso de pilotagem. (Foto: Divulgação)

Militares da Força Aérea Brasileira ministram curso de pilotagem de drone

Militares do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, entre os dias 26 e 30 de outubro, para a realizar voos com Aeronaves Remotamente Pilotadas (drones).

A ação integra um projeto de pesquisa que visa realizar a classificação de imagens obtidas por drones com o uso de técnicas de Inteligência Artificial. O estudo é realizado por pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e do IFSULDEMINAS.

A finalidade dos voos foi adquirir imagens aéreas obtidas por diferentes tipos deste equipamento. Além disso, os militares ministraram curso de pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas. “A parceria do nosso campus com outras instituições de pesquisa fortalecem a qualidade dos nossos serviços à sociedade”, comentou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Durante a ação, foram adquiridas imagens provenientes de sensores multiespectrais e termais a bordo de ARPs de asa rotativa e asa fixa, além do imageamento com posicionamento cinemático em tempo real (RTK), que aumenta a exatidão posicional das imagens.

A professora Camila Souza dos Anjos Lacerda, coordenadora do grupo de estudos em Sensoriamento Remoto, afirmou que além do uso no projeto, as imagens também poderão ser utilizadas em trabalhos de conclusão de curso (TCC) e iniciação científica.

Os militares também ministraram um curso de pilotagem de drones para servidores do setor de Agrimensura e Cartografia. A parte teórica do curso foi realizada remotamente e as atividades práticas foram ministradas em ambiente aberto com os servidores distribuídos em pequenos grupos a fim de evitar aglomerações.

Confira as imagens: