Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Formatura Online
Início do conteúdo da página
Notícias

Formatura Online

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 08h18 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h22
Estudantes colam grau pela Internet.
Estudantes colam grau pela Internet.

Em evento inédito, 38 estudantes do campus colam grau por meio da Internet

O distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 exigiu a formulação de um protocolo inédito de Colação de Grau no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

Pela primeira vez na história dos 102 anos da instituição, uma cerimônia de formatura se deu, ao vivo, pela Internet. “Não é segredo para ninguém que o mundo enfrenta um sofrimento em massa e um cenário de devastação econômica. Cada geração lida com seus desafios e eles precisam ser superados. Tudo teve que ser adaptado para um novo modelo e, é claro, a Colação de Grau”, discursou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante a cerimônia. “Apesar de todo cenário catastrófico, foi emocionante ver os formandos entrando no vídeo. Isso é emocionante”, constatou o gestor.

Trinta e oito estudantes dos cursos de Tecnologias em Gestão Ambiental e em Redes de Computadores, Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Matemática e Engenharias Agronômica, Agrimensura e Cartográfica e Alimentos participaram do evento, ocorrido na sexta-feira (11/09).

A preparação para a colação inédita contou com diversos testes, a fim de consolidar a melhor ferramenta de transmissão. A comissão de formatura e os servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação do campus participaram dos testes. “Procuramos, do ponto de vista tecnológico, prever os possíveis riscos da transmissão e trabalhar sobre eles”, explicou o responsável pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Gilcimar Daló, destacando a instalação de links alternativos de transmissão. “Foi um aprendizado, foi desafiador. Mas conseguirmos manter uma transmissão de qualidade, sem falhas”, avaliou Gilcimar.

A mesa diretora dos trabalhos, bem como a mesa de honra, foram formadas remotamente. O pró-reitor de Extensão Cléber Ávila Barbosa, representou o reitor do IFSULDEMINAS e conduziu a outorga de grau. “Esta foi uma brilhante cerimônia e demonstra a versatilidade e o grau de adequação e inovação de nossa instituição”, enalteceu o pró-reitor.

De acordo com a nova Engenheira Agrimensora e Cartógrafa, Amanda Aparecida de Paiva, oradora das turmas, 2020 está sendo um ano diferente e desafiador. “Este está sendo um ano muito diferente. Mesmo que nossa formatura não esteja sendo como sonhávamos, com aquele abraço de despedida, mas está sendo o dia mais esperado para celebrar”, discursou a ex-aluna, agradecendo a instituição pelo aprendizado. Ela ainda destacou as dificuldades para chegar até à formatura. “Foi difícil, mas não impossível. Seguimos em frente. Os professores não nos deixaram desistir. Fomos vitoriosos”, disse Amanda.

O evento foi transmitido pelo canal oficial do Campus Inconfidentes no Youtube e exigiu o plantão de uma equipe de cerca de 10 servidores para garantir a estabilidade das imagens e do som por mais de uma hora de transmissão. Mais de mil internautas acompanharam a transmissão.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página