Página inicial > Notícias > Capacitação

Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 07h14 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h23
Servidor do Campus Inconfidentes, Reginaldo Aparecido Silva, ministra curso a distância.

Mais de 2 mil alunos do país participam de curso de Libras a distância ofertado pelo campus

Cerca de 2 mil alunos, de todos os Estados do país, estão participando do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pelo Campus Inconfidentes. A formação é transmitida pela Internet e integra o Programa Novos Caminhos, do Governo Federal. Os cursistas são iniciantes e intermediários, além de outros já atuantes na comunidade surda.

As aulas tiveram início em 30 de abril. “Como o Curso é de Idioma visuoespacial, ou seja, Língua de sinais, o método utilizado é a comunicação direta por meio da Libras. Essa comunicação acontece por meio de vídeos explicativos e de orientações em língua de sinais, e também acessível com legendas escritas e em áudio na Plataforma Moodle”, explicou o professor Reginaldo Aparecido Silva que é intérprete de Libras, no Campus Inconfidentes.

Os estudantes têm contato visual e direto com o idioma e isso se dá por meio de vídeos didáticos. “Divido as aulas em Módulos, o Curso conta com atividades avaliativas e interação dos alunos e tutores, conforme cronograma do Programa Novos Caminhos”, completou Reginaldo.

O mês de julho foi dedicado para a revisão de todos os conteúdos abordados. Esta revisão dará subsídios norteadores para os estudantes fazerem a avaliação final.

Live

No dia 22 de agosto, às 14h, será promovida uma Live com o tema: “Aproximando as Distâncias em Libras”. Segundo Reginaldo Aparecido, a Live será transmitida pela plataforma Streaming. “Aproveitaremos o momento propício e propulsor de Streamings em todo o mundo e faremos uma Live com todos os alunos para esta atividade”, disse ele, destacando a participação de 4 professores surdos, 3 tutores e um convidado externo, que farão suas considerações específicas sobre Libras.O objetivo é proporcionar reflexões acerca da Língua de sinais e orientar os alunos para a avaliação de recuperação que será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto.

O curso de Libras a distância tem 160 horas de aulas.