Torneio

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 09h49 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h24

Alunos participam  da 2ª etapa do Torneio Arduino Challenge, promovido pelo Inatel

Equipe vencedora ArduVoltanoAlunos do curso Técnico em Informática participaram, remotamente, da 2ª etapa do Torneio Arduino Challenge, promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações -  Inatel, no dia 6 de junho.

Nesta fase classificatória, apenas as equipes de uma mesma escola competiram entre si. Além dos alunos, houve a participação de um professor mentor da instituição, instrutores e um facilitador, ambos do Inatel.

A equipe vencedora desta etapa foi a  ArduVoltano composta pelos discentes: Ana Flávia Crespim Salles, Isadora Donderi Faria,  Mirela Vitória Domiciano e Nathan Douglas Pinaffi. Agora eles seguem para a final, que acontecerá  no dia 25 de setembro.

Segundo a coordenadora do curso e mentora das equipes, professora Luciana Faria, diversas ações em parcerias com outras instituições de ensino estão sendo promovidas.

O IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes parabeniza todos os participantes!

Sobre o Torneio Arduino Challenge

O principal objetivo do Torneio Arduíno Challenge é levar para os alunos dos 1° ao 3° anos do ensino médio um desafio de robótica, realizando a inserção dos participantes no mundo da engenharia.

A competição é dividida em três etapas: treinamento e tira-dúvidas; treinamento e classificatória e final. As duas primeiras foram realizadas remotamente. Já a etapa final, acontecerá  durante a Feira Tecnológica do Inatel - FETIN.

Nesta edição, o torneio tem como tema o Jurassic Park. O objetivo das equipes nas fases iniciais foi capturar os dinossauros, completando seis missões que foram apresentadas no dia da competição.

Devido a pandemia do Covid-19, a classificatória foi remodelada e realizada virtualmente com o uso da ferramenta Zoom e Tinkercad para simular os circuitos projetados.

A professora Luciana ressaltou que “a competição promove uma noção mais consistente da área e o aprendizado. Não é necessário nenhum conhecimento prévio de eletrônica ou programação. Os requisitos básicos são a criatividade e a vontade de aprender”.