Página inicial > Notícias > Lançamento de livro

Lançamento de livro

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 08h49 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 11h44
Professor Flávio Calheiros publica livro sobre extrema-direita no Brasil (Foto: Ascom Campus Poços de Caldas)

Professor de História publica livro sobre ideologia política no Brasil. Acesse a obra

Como compreender a reinvenção das direitas no Brasil de hoje? Quem são os principais apoiadores desta corrente política? Essas são algumas perguntas que conduziram o professor de História do IFSULDEMINAS, Flávio Henrique Calheiros Casemiro, a escrever o livro “A Tragédia e a Farsa: a ascensão das direitas no Brasil Contemporâneo”.

O livro foi lançado no dia 23 de abril por meio de uma live e de uma entrevista realizada pelo programa “Se Expresse”, da editora Expressão Popular, responsável pela edição da obra. O lançamento presencial no Campus Inconfidentes e no Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS acontecerá após o retorno às atividades, quando terminar o isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o autor, professor Flávio Calheiros, o livro de 184 páginas levanta elementos para interpretar a extrema-direita no Brasil. “Busco explicar de que maneira os interesses do conjunto da burguesia brasileira passaram a ser representados pela alternativa política mais reacionária e truculenta, a partir de um projeto de extrema-direita”, contou Calheiros.  Para ele, grandes empresários se uniram para eleger representantes afinados à defesa dos interesses econômicos. “Grupos de empresários ligados a enormes conglomerados, não apenas em defesa do capital, mas em sua grande maioria atuam para podar conquistas populares fundamentais”, completou o autor.

Ainda de acordo com o professor, há algo em comum a todas as entidades da direita política: o permanente ataque à gestão pública, a cada vez que ela se apresenta como uma gestão pública de direitos universais. “Permanentemente, elas pretendem impor as políticas econômicas, educacionais, sociais etc., elaboradas por elas próprias, convertidas em leis por seus próximos. Em todas elas, a marca da imposição de uma gestão pública definida como se fosse privada e da defesa dos interesses do grande empresariado, apresentados como se fossem os interesses de todos”, disse o pesquisador em História.

O livro é resultado de uma atualização da pesquisa realizada para a tese de doutoramento do professor Calheiros, iniciada em 2013 e defendida em 2016. Em 2018, a tese foi publicada como livro pela Editora Expressão Popular, com o título: “A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo”. Em 2019 a Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo, lançaram uma coleção chamada “Emergências” com o intuito de debater temas atuais e urgentes no Brasil. Entre os autores e debates propostos pela coleção Emergências foi feito o convite para uma nova publicação atualizada e focalizada nos arranjos da burguesia brasileira para a ascensão do projeto de extrema-direita que assumiu o poder após as eleições de 2018.

“A Tragédia e a Farsa: a ascensão das direitas no Brasil Contemporâneo” foi escrita de maio a novembro de 2019. “É fundamental entender os movimentos das diversas frações da classe dominante, assim como suas estratégias de atuação e articulação, para compreendermos melhor os processos políticos, econômicos e sociais do Brasil contemporâneo”, concluiu o autor.

Sobre o Autor

Flávio Foto 1Flávio Henrique Calheiros Casimiro é professor da disciplina de História Econômica, Política e Social do curso de Licenciatura em História do IFSULDEMINAS. Doutor em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduou-se em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e fez mestrado em História, na linha de Poder e Relações Sociais pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente Efetivo do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Poços de Caldas, ele ministra as disciplinas de História Econômica Geral e do Brasil, Economia Política do curso de Licenciatura em Geografia; e Historia Econômica Política e Social e História Contemporânea II do curso de Licenciatura em História.