Página inicial > Notícias > Arte pela Internet

Arte pela Internet

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 07h40 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h25
imagem sem descrição.

Em isolamento social, comunidade escolar se encontra por meio de ações artísticas pela Internet

Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar e proporcionar à sociedade um espaço de manifestação artística e contato com as artes durante o período de isolamento social, devido à pandemia do Coronavírus,  o IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes está promovendo uma série de ações por meio da Internet.

Dentre as atividades, estão o projeto “Versos Cativos – Recital em Vídeo” e o Festival “Casa das Artes em Casa”. As ações são realizadas pela  Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela Casa das Artes e conta com a parceria de diversos professores e alunos.

Recital em Vídeo

O projeto “Versos Cativos – Recital em Vídeo” prevê a gravação de 16 poemas de autoria de diversos poetas consagrados, como Carlos Drummond, e outros de poetas ainda anônimos. Os intérpretes são  alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, convidados de diversas cidades como Cambuí, Poços de Caldas, Florianópolis, São Paulo, Ouro Fino, Pouso Alegre, Bueno Brandão, Ouro Preto e Inconfidentes.

Eles ficam em casa e enviam as gravações para a Assessoria de Comunicação do campus, responsável pela edição e divulgação dos vídeos pelas redes sociais da instituição. “O projeto tem sido muito significativo, pois, em uma época tão difícil, a poesia é um alento para as pessoas. Há relatos de participantes que disseram sentir-se bem ao realizar a produção do vídeo para o recital e que foi uma superação”, disse a coordenadora dos trabalhos, professora Carla Patronieri. “ A trajetória tornou-se mais importante do que a conclusão do projeto”, completou a educadora do campus, destacando o envolvimento de pessoas externas à instituição.

O projeto está promovendo um grande engajamento de usuários das redes sociais do IFSULDEMINAS. Cada vídeo postado tem alcançado cerca de 6 mil internautas. “Está sendo muito proveitoso. Os vídeos estão sendo essenciais neste período porque aproxima as pessoas. As pessoas estão ficando em casa e identificam os rostos conhecidos. Nossas redes sociais estão em franco crescimento por causa desses vídeos”, comentou um dos responsáveis pela edição dos vídeos, Cesar Neves.

Festival “Casa das Artes em Casa”

Professor Luiz Negri faz live com professora de arte de outra instituição.

Outra ação artística que está aproximando as pessoas por meio das mídias sociais é o Festival “Casa das Artes em Casa”.

A iniciativa realizou Exposição Virtual sobre obras de arte, live referente a danças, bate papo sobre arte e cultura italiana, além de Sarau e leitura de poesias. “Pensamos em diversas ações que pudessem envolver o público e aproximar as pessoas, mesmo que virtualmente”, explicou o coordenador do Festival, professor Luiz Carlos Negri.

Em somente uma das ações, o bate papo sobre arte e cultura italiana atingiu mais de 500 visualizações de pessoas de diferentes cidades do Brasil e da Itália. “A minha avaliação com o número de espectadores e lugares que estamos conseguindo atingir não poderia ser melhor. Nunca imaginei que conseguiríamos sair daqui do nosso quintal para atingir lugares e pessoas tão distantes”, comemorou o educador.

De acordo com ele, a arte tem um grande poder de unir as pessoas. “Nesse momento de isolamento, a arte nos ajuda a dar conta do quão precioso é o outro, do quanto precisamos de relações humanas para sobreviver. E esse sempre foi o objetivo maior de nossas ações: criar uma grande teia de relações humanas”, concluiu Luiz Negri.

Além destas duas iniciativas, os servidores gravaram um vídeo com mensagens para os estudantes. A peça alcançou, até o momento, quase 30 mil internautas.