Página inicial > Notícias > Descoberta

Descoberta

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 10h08 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 08h26
Pesquisadores do Campus Inconfidentes realizam coleta no Parque do Papagaio. (Foto: Arquivo Laboratório de Zoologia)

Pesquisadores do campus descobrem espécies de libélulas em parque do sul de Minas

Pesquisadores do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes descobriram duas novas espécies de libélulas, uma do gênero Erytrodiplax e outra do gênero Heteragrion, no Parque Estadual da Serra do Papagaio, a maior reserva florestal da região sul do estado de Minas Gerais. Para o coordenador da pesquisa, professor Marcos Magalhães, as descobertas são um incentivo para as autoridades investirem na preservação do local. “É vital uma maior fiscalização do parque com manutenção das brigadas de incêndio e investimento em mais pesquisas”, destacou o educador sobre as práticas para a preservação das espécies.

Desde 2016, os membros do Laboratório de Zoologia do Instituto Federal do Sul de Minas desenvolvem trabalhos de pesquisa no parque com a finalidade de coletar e estudar amostras de espécies próprias de áreas de campo de altitude e florestas mistas. “As coletas foram triadas aqui no laboratório e encaminhadas ao professor Angelo Parise Pinto (UFPR) onde foi realizada a descrição das novas espécies”, explicou o professor Marcos Magalhães.

Segundo o pesquisador, a descoberta torna ainda mais relevante a proteção da Unidade de Conservação do Parque estadual serra do Papagaio. “Aumentamos o número de espécies para a fauna mundial e brasileira. A pesquisa reafirma o papel do IFSULDEMINAS na pesquisa com invertebrados no Brasil”, completou Magalhães.

Nova espécie do gênero Erythrodiplax

Uma das novas espécies traz como características diferenciadas a coloração do abdome, além de características da genitália. “Ela é uma libélula de porte médio, com asa posterior medindo24mm. Tem coloração azul-esverdeada e não apresenta manchas arredondadas nas asas posteriores conforme outras espécies conhecidas”, explicou Marcos Magalhães. Além disso, uma das novas espécies apresenta coloração geral do corpo bastante diferente como castanho-esverdeado. A descrição da outra espécie encontrada ainda está sendo elaborada pelos pesquisadores.

Artigos Científicos

O trabalho científico dos biólogos do IFSULDEMINAS foi apresentado no Congresso Brasileiro de zoologia que ocorreu em março em Águas de Lindóia (SP). O Instituto estadual de florestas (IEF-MG) também publicou uma reportagem sobre o feito.

Além disso, o Laboratório de Zoologia do Campus Inconfidentes publicou nos últimos meses 4 artigos científicos e, em abril, estão previstas as publicações de outros dois artigos em revista internacional.

Outras descobertas

O professor Marcos Magalhães e a equipe do Laboratório de Zoologia do Campus Inconfidentes já encontraram novas espécies de libélulas em Barroso, na região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, e uma de marimbondo também no Parque Estadual da Serra do Papagaio.