Treinamento
Produtores de café da região se encontram no campus para estudo e treinamento
O grupo de Estudo em Cafeicultura Sustentável (Gecafés) realizou no sábado, 29, um dia de treinamento destinado a produtores de café da região. Cerca de 30 cafeicultores participaram da atividade ocorrida no Auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) e no cafezal da Fazenda-Escola. “O treinamento abordou elementos teóricos e práticos sobre o manejo integrado de pragas e doenças que ocorrem na cafeicultura”, explicou o técnico agrícola do Campus Inconfidentes, Bruno Manoel Rezende, destacando a necessidade da redução dos defensivos agrícolas, aumentando a rentabilidade e o retorno econômico.
O período da manhã foi destinado à abordagem de assuntos teóricos. À tarde, os organizadores se dedicaram à prática do monitoramento das pragas e doenças na lavoura. Cada aluno acompanhou 3 produtores para pesquisarem sobre doenças como a ferrugem, o bicho mineiro e a broca do café.
A iniciativa integra o projeto “Sustentabilidade Cafeeira” iniciado em 2015. Além de treinamentos, o grupo Gecafés, formado por estudantes da Engenharia Agronômica, também realiza Dia de Campo com a finalidade de aplicar conhecimentos técnicos aos cafeicultores, bem como visita aos cafeicultores. “Os produtores interagiram muito. Foram participativos”, avaliou Bruno que é coordenador do grupo.
A próxima atividade do grupo Gecafé será um Dia de Campo sobre Sustentabilidade Cafeeira agendada para o dia 24 de novembro, na Fazenda Paraíso, município de Ouro Fino.
Redes Sociais